Da Agência CNI
Florianópolis – As vendas da indústria catarinense caíram 9,26% no primeiro semestre em relação a igual período de 2004. A informação faz parte da pesquisa mensal da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
O resultado do semestre, diz o estudo, indica que as empresas estão formando estoques. Isso porque, apesar da queda nas vendas, a produção do estado cresceu 6,5% no semestre, conforme a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a Fiesc, o baixo desempenho das vendas industriais é resultado dos juros altos e da desvalorização do dólar diante do real, que atingiu as exportações do estado. O indicador das vendas no primeiro semestre foi influenciado principalmente pelo desempenho do segmento de madeira, afetado pela variação cambial, pela exportação de produtos com menor valor agregado e pela queda dos preços no mercado internacional.
Também contribuiu para a queda das vendas no semestre, o setor de vestuário, que foi prejudicado pelo clima e pela concorrência dos produtos estrangeiros.
O levantamento mostra ainda que a média de utilização da capacidade instalada caiu de 85,98% no primeiro semestre de 2004 para 85,46% no mesmo período deste ano. As horas trabalhadas na produção aumentaram 6,3% e os salários pagos pela indústria tiveram aumento de 5,5% no semestre.

