São Paulo – A Nissan do Brasil comercializou 9.770 automóveis no primeiro semestre deste ano, o que representou um crescimento de 130% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de vendas foi um recorde para a montadora no Brasil, que está operando no país desde 2002. As informações foram divulgadas ontem (25) pela assessoria de imprensa da Nissan.
A meta da empresa é vender 18 mil unidades no mercado nacional até o final do ano. Com o aumento da produção local de veículos de passeio, o objetivo é chegar até o final de 2009 com 40 mil veículos comercializados. No ano passado a Nissan vendeu 11.883 unidades, o dobro em comparação com 2006. Entre os fatores que contribuíram para esse crescimento foi o lançamento de três modelos: Nissan Sentra, Tiida e a Nova Nissan Frontier.
Segundo informações da empresa, o Nissan Sentra foi o modelo mais vendido pela montadora, que representou 44% das vendas totais da Nissan no Brasil no ano passado, sendo que 65% destes veículos foram modelos com câmbio automático. Já a picape Frontier, lançada no final de novembro de 2007, chegou a mais de 4.200 unidades comercializadas.
Entre os planos da montadora para aumentar as vendas no mercado interno está a ampliação de sua rede de concessionárias no país, que atualmente conta com 66 lojas em todo o Brasil. A meta é fechar o ano com 80 pontos-de-venda e, até o final de 2009, chegar a 120 concessionárias. A Nissan do Brasil pretende lançar ainda mais dois modelos até o próximo ano.
A Nissan produz no Brasil desde 2002, quando deu início à fabricação da picape Frontier e, logo em seguida, do utilitário-esportivo Xterra, em São José dos Pinhais, no Paraná. Nos últimos seis anos foram produzidas 49.881 unidades da Frontier e, desde 2003, 8.143 unidades do Xterra.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a indústria automobilística brasileira fechou 2007 com 2,46 milhões de unidades vendidas, o que representou um crescimento de 27,8% em relação a 2006.

