São Paulo – As vendas de veículos de passeio e utilitários da montadora francesa Renault para a região do Magreb, onde ficam cinco países árabes, cresceram 14,2% no primeiro semestre deste ano sobre o mesmo período do ano passado. De acordo com informações divulgadas pela companhia, a Renault teve aumento de 6,1 pontos percentuais em sua participação de mercado na região e ficou com 31,1% das vendas no período.
O Magreb é a região que abrange o Norte da África, onde estão Argélia, Tunísia, Líbia, Marrocos e Mauritânia. A marca de automóveis Renault é número um em participação de mercado na Argélia e na Tunísia, e está em segundo lugar no ranking no Marrocos. Entre os marroquinos, porém, a Dacia, marca de carros que também pertence ao grupo Renault, ocupa a primeira posição.
Na divulgação dos números mundiais do primeiro semestre, a Renault ressaltou o desempenho no Magreb, já que as vendas de veículos em geral nestes países tiveram queda de 8,9% no período. No geral, as vendas globais da Renault cresceram 21% no primeiro semestre deste ano, enquanto o mercado mundial avançou apenas 16%. Entre as marcas do grupo, a que teve melhor desempenho foi a Renault Samsung Motors, com 61%, seguida da Renault, com 19,9%, e da Dacia, com 18,2%.
No total, a Renault vendeu 1.347.169 veículos de passeio e utilitários entre janeiro e junho, e ficou com participação de mercado de 3,9%, com alta de 0,2%. No Brasil, a montadora conseguiu aumentar a comercialização em 26,6%. A taxa geral de crescimento de vendas de carros no país foi de 7,5% no período, segundo a Renault. A empresa francesa cresceu 0,7% em participação de mercado para veículos de passeios e utilitários, ficando com 4,3%.

