São Paulo – As vendas de doces no Oriente Médio e na África devem crescer 16% no período de 2009 a 2014, segundo estimativas da consultoria Euromonitor International. No ano passado, as vendas de produtos de confeitaria nas regiões somaram US$ 6,6 bilhões, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.
A pesquisa aponta que o aumento da demanda por doces ocorrerá por causa de uma recuperação da economia e expansão das vendas das principais marcas de confeitos, principalmente de chocolates. O crescimento da demanda e da categoria do produto varia de acordo com o país. Em 2009, três países – África do Sul, Irã e Arábia Saudita – representaram cerca de 50% do valor total das vendas de confeitos no varejo no Oriente Médio e África.
Na Arábia Saudita, por exemplo, no período de cinco anos, o estudo estima um crescimento de 20% nas vendas de chicletes, principalmente aqueles sem açúcar. O país, por ter uma alta taxa de crianças com cáries, tem investido na conscientização da saúde bucal. Com isso, marcas líderes no país, como Extra, Clorets e Dirol, aumentaram a publicidade na televisão.
De acordo com o estudo, os produtos destinados para crianças, principalmente os que não têm açúcar, vão ganhar mais destaque e terão um potencial maior para crescer no mercado saudita. No ano passado, as vendas de chicletes na Arábia Saudita cresceram 2%, principalmente pela demanda crescente de gomas mais saudáveis, que apresentaram aumento de 6%.
Além das novidades nestes tipos de gomas de mascar, as embalagens dos chicletes também ficaram mais atrativas. O estudo aponta, entre as novidades, os pacotes econômicos e de fácil abertura e fechamento da embalagem.

