Alexandre Rocha
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São Paulo – As exportações do agronegócio brasileiro aos países árabes renderam US$ 971,8 milhões no primeiro trimestre, um aumento de 34,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em volume, foram embarcadas 1,65 milhão de toneladas de produtos, um crescimento de 17,4% em relação aos primeiros três meses de 2006. Os dados são do Ministério da Agricultura.
Os principais produtos embarcados para a região foram açúcar, carnes, complexo de soja e produtos florestais. "Apesar do dólar ter se desvalorizado ainda mais frente ao real durante o primeiro trimestre, nós percebemos, pelo aumento da receita e do volume embarcado, que o mundo árabe está consolidado como um dos principais mercados do agronegócio brasileiro", disse o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Antonio Sarkis Jr.
Outras mercadorias também aparecem em destaque na pauta dos primeiros três meses de 2007, como é o caso do café, lácteos e sucos de frutas. No caso da Arábia Saudita, por exemplo, o principal importador do Brasil, os sucos aparecem em sexto lugar na pauta, com vendas de US$ 1,75 milhão. Para o Kuwait o produto ficou em segundo lugar na lista, com embarques de mais de US$ 1 milhão.
Já os lácteos aparecem em sexto lugar nas compras do Egito, o segundo maior destino do agronegócio brasileiro na região, com vendas de mais de US$ 2 milhões. É a quarta principal mercadoria exportada ao Marrocos (US$ 1,3 milhão), a quinta para o Líbano (US$ 1,5 milhão) e a terceira para a Argélia (US$ 5,3 milhões).
A Argélia já chegou a ser o principal destino dos lácteos brasileiros no mundo, mas os embarques caíram após a entrada em vigor do acordo de associação entre o país árabe e a União Européia no segundo semestre de 2005. Agora as vendas voltaram a crescer. "São exportações que estão sendo retomadas, ainda que em volumes pequenos, mas que mostram boas perspectivas para o futuro", afirmou Sarkis.
Os principais destinos no trimestre foram Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Líbano, Síria, Argélia, Kuwait, Iraque, Iêmen. Outros produtos que tiveram destaque na pauta foram fumo, fibras e produtos têxteis, couros e cereais, farinhas e preparações.
Mais uma vez as exportações do agronegócio ao mundo árabe cresceram mais do que as vendas externas totais do setor, que aumentaram em 20% no primeiro trimestre e chegaram a US$ 11,7 bilhões. O segmento participou com 64,4% do total exportado pelo Brasil para a região no período.
No mês de março somente as vendas do agronegócio aos árabes renderam US$ 356,3 milhões, um aumento de 27,8% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os principais destinos no período foram Arábia Saudita, Egito, Emirados, Marrocos, Líbano, Kuwait, Iêmen, Síria, Argélia e Mauritânia.