São Paulo – As vendas das lojas dos shopping centers da marca Majid Al Futtaim caíram 19% no Egito no ano passado por causa da pandemia de covid-19, segundo informações publicadas nesta sexta-feira (28) no site do jornal egípcio Al Ahram. O Majid Al Futtaim é um grupo dos Emirados que possui e opera shoppings e estabelecimentos de varejo e lazer no Oriente Médio e Norte da África, inclusive supermercados da marca Carrefour.
Quem falou sobre a queda nas vendas foi o diretor-executivo em exercício da região oeste do Shopping Malls Majid Al Futtaim Properties, Rasha Azab, em uma mesa redonda virtual para os jornalistas egípcios. Azab disse que a queda foi em percentual aceitável em comparação com os números registrados ao redor do mundo.
O executivo informou que há indícios de recuperação nas vendas no começo deste ano, apesar da terceira onda da covid-19 no Egito. Segundo ele, o Majid Al Futtaim apoiou seus stakeholders durante a pandemia e segue buscando iniciativas para apoiá-los, enquanto prepara o futuro do varejo no mundo pós-covid.
O grupo lançou uma plataforma de vendas online para as lojas dos seus shopping centers, o Click and Collect, em que os clientes podem fazer os pedidos de forma virtual e retirá-los em locais selecionados.
O Majid Al Futtaim tomou várias medidas em seus shoppings para prevenir o contágio da covid-19, como o fechamento das portas entre março e abril de 2020. Em função disso, a cobrança do aluguel foi substituída por um percentual sobre as vendas. De portas abertas, foram adotadas várias medidas de prevenção à covid.