Agência CNI
Curitiba – O faturamento das indústrias do Paraná cresceu 10,56% de janeiro a maio deste ano em comparação a igual período do ano passado. A variação das vendas de abril para maio também foi positiva em 7,06%. Os números foram divulgados pelo Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O resultado mostra a recuperação do setor industrial motivada principalmente pelo bom desempenho da agricultura, que garantiu mais matéria-prima para processamento.
"A boa safra 2006/2007 e o não aparecimento de problemas fitossanitários permitiu que a indústria de produtos alimentares e bebidas recuperasse suas vendas industriais em 17,22%", revela a pesquisa feita pela Fiep. De acordo com os dados, dos 10,56% de aumento da indústria de transformação, 4,52% correspondem ao impacto do gênero alimentos e bebidas, dado o seu expressivo peso relativo na composição da renda industrial do Estado.
O gênero petróleo e produção de álcool apresentou crescimento de 7,03% em decorrência da expansão das vendas de álcool, cuja matéria-prima básica é oriunda também do campo. Desta forma, de acordo com a pesquisa da Fiep, estima-se que a indústria paranaense alcance em 2007 o seu melhor desempenho em termos de faturamento real, superando pela primeira vez o resultado do ano de 2002, que até hoje continua sendo o mais significativo de toda a série histórica pesquisada pela Federação desde 1996.
"A elevação das vendas industriais paranaenses neste patamar confirma a previsão feita pela Fiep no início do ano", afirma o economista Maurílio Schmitt, coordenador do Departamento Econômico da Federação. "No início do ano projetávamos um crescimento de 11% para este primeiro semestre em comparação ao mesmo período do ano anterior, o que deve ser confirmado", diz Schmitt.

