São Paulo – As vendas no varejo nos Emirados Árabes Unidos devem crescer 13% neste ano, atingindo US$ 58 bilhões, projetou uma nova análise da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai (Dubai Chamber). As informações são do jornal Gulf Business. O crescimento será apoiado pela demanda dos consumidores no segundo semestre do ano, bem como pelo programa de vacinação da covid-19 e pela Expo 2020 Dubai, que começa em 1º de outubro.
A análise, baseada em dados recentes da Euromonitor, previu que as vendas devem manter um crescimento anual de 6,6% por cento no médio prazo, atingindo US$ 70,5 bilhões em 2025. O varejo nas lojas deve avançar nesse período, mas as vendas fora de lojas devem crescer ainda mais, segundo informações da agência de notícias estatal, a WAM.
O progresso relacionado às campanhas de vacinação dos Emirados Árabes vai impulsionar a demanda no segundo semestre deste ano e atrair consumidores e turistas de volta às lojas. A Expo 2020 Dubai também deve ser um grande catalisador para a recuperação do setor, além do apoio e incentivos fornecidos pelos governos aos setores empresariais em nível federal e local.
Os Emirados Árabes atualmente lideram a região do Oriente Médio e Norte da África (Mena) em termos de gastos familiares com comércio eletrônico de US$ 2.554 por família, o que é duas vezes o valor da média global de US$ 1.156, e quatro vezes o valor da média na região do Mena (US$ 629).
De acordo com a empresa de consultoria imobiliária JLL, Dubai viu 110 mil metros quadrados de área bruta locável de varejo concluída em 2020, o que faz com que a área total de varejo disponível do emirado seja de 4,2 milhões de metros quadrados. Enquanto isso, a área total de varejo disponível de Abu Dhabi permaneceu em 2,8 milhões de metros quadrados. Durante 2021, espera-se que Dubai adicione ao mercado 761 mil metros quadrados de área bruta locável de varejo e Abu Dhabi 293 mil metros quadrados.
A análise acrescentou que a digitalização acelerada pela pandemia de covid-19 criou novas oportunidades de crescimento e expansão regional para empresas tradicionais de varejo e e-commerce baseadas nos Emirados Árabes, principalmente em mercados com grandes populações, como Arábia Saudita, Egito, Argélia e Marrocos.