São Paulo – O comércio eletrônico deve movimentar US$ 2,3 bilhões neste ano no Catar, de acordo com estudo feito pela Câmara do Catar. No ano passado, as vendas pela internet ultrapassaram US$ 2,2 bilhões no país, com crescimento de 47% sobre o US$ 1,5 bilhão de 2019, segundo notícia do site do jornal local The Peninsula. Foto acima meramente ilustrativa.
O relatório da Câmara do Catar aponta que esse mercado se distribuiu igualmente entre transações business-to-business, que é quando uma empresa vende para outra, e business-to-consumer, quando uma empresa vende ao consumidor. As companhias locais responderam por cerca de 38% das operações e as estrangeiras por 62%.
O relatório informa que o Catar lidera os países do Oriente Médio em ticket médio por compra, de US$ 264. As pessoas adquirem na internet produtos alimentícios e entregas de refeições, mantimentos, roupas, presentes, eletrônicos, produtos de beleza, moda e saúde, jogos, produtos e serviços relacionados a esportes, viagens, livros digitais, reservas de hotel, utensílios domésticos, além de acessórios e peças para automóveis.
O relatório aponta que houve aumento no número de empresas que operam com comércio exterior no Catar no ano passado. Em junho de 2020 eram 350 as companhias que atuavam na área no país, quantidade que passou para 416 no final do ano, com 66 novas empresas entrando no segmento. Apesar do aumento do e-commerce, a maioria dos pagamentos – 75% – ainda é feito em dinheiro no momento da entrega do produto.