São Paulo – A companhia imobiliária Limitless, de Dubai, fechou contrato com a Tristar Transport and Contracting, de Abu Dhabi, para a primeira fase da construção do Arabian Canal, projeto avaliado em 40 bilhões de dirhans (US$ 11 bilhões). As informações foram divulgadas pelo site do jornal árabe Gulf News.
Na primeira fase da obra, com início previsto para esta semana, serão removidos mais de 200 milhões de metros cúbicos de terra, ao longo de um trecho de 9 quilômetros que será alagado. A terra removida será usada posteriormente para criar novas paisagens, incluindo vales e colinas de até 200 metros de altura.
A Tristar foi escolhida entre 10 empresas locais e internacionais para a primeira fase do projeto, que deverá ser concluída em três anos. "A construção do Arabian Canal será uma tarefa gigantesca. Por isso, dividimos as obras em 10 pacotes. A Tristar será responsável pela fase um, e a licitação para a fase dois será aberta em breve", disse Ian Raine, diretor de projetos do Arabian Canal.
O objetivo é criar mais um pólo de turismo, lazer e comércio no emirado. As áreas próximas ao empreendimento serão destinadas a marinas, condomínios, hotéis, centros comerciais e de entretenimento.
O maior do mundo
De acordo com o site do projeto, o Arabian Canal será o maior canal artificial do mundo, com 75 quilômetros de extensão. O Canal vai partir de uma região próxima à Dubai Marina, no litoral de Dubai, e contornar a área onde será construído o Aeroporto Internacional de Jebel Ali, retornando ao mar perto da extremidade mais distante da ilha artificial The Palm Jebel Ali. A primeira fase do projeto vai se estender por uma área de 2,2 mil hectares.
A Limitless vai utilizar os serviços de diversas empresas de consultoria na primeira fase do projeto, incluindo as companhias Calthorpe Associates, responsável pelo plano mestre, SWA, encarregada do projeto paisagístico, Moffatt & Nichol, que vai cuidar da engenharia do canal, e Parsons International Ltd, que vai realizar a engenharia de infra-estrutura. Todas as companhias são dos Estados Unidos.
Também foram contratadas pela Limitless as companhias britânicas de consultoria MVA Consultancy, responsável pelo planejamento de tráfego e transportes, Faithful & Gould, para consultoria de custos, e Mott MacDonald, que deverá cuidar das obras de engenharia geotécnica.
Limitless
Fundada em julho de 2005, a Limitless é uma subsidiária do grupo empresarial Dubai World para o setor de imóveis. A equipe que administra a companhia inclui ex-funcionários da Nakheel, construtora responsável por projetos gigantescos em andamento nos Emirados Árabes Unidos, como Palm Jumeirah, The World e Jumeirah Islands.
A Limitless tem escritórios nos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Jordânia, Rússia, Polônia, Singapura, China, Índia, Paquistão, Turquia e Egito.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

