Isaura Daniel, enviada especial
Porto Iguaçu (Argentina) – A Venezuela e o México foram aceitos hoje (8), durante a Cúpula do Mercosul, que ocorre em Porto Iguaçu, na Argentina, como novos associados do Mercosul. O anúncio feito pelo presidente da Argentina, Néstor Kirchner, que passou a presidência temporária do bloco ao Brasil.
A associação dos venezuelanos está pendente agora apenas da apresentação de um protocolo da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), organismo intergovernamental pelo qual são oficializados os acordos da região. Já o México precisa ainda iniciar as negociações para um acordo de livre comércio.
Ter um tratado com o bloco é requisito para a associação ao Mercosul. De acordo com Kirchner, porém, o México já passará a participar das reuniões que envolvem titulares (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e associados. A Venezuela está concluindo o seu acordo com o bloco, juntamente com os demais países da Comunidade Andina das Nações (CAN), que são Colômbia, Peru, Equador e Bolívia. O Mercosul já tem como associações a Bolívia, Chile e Peru.

