São Paulo – Fabricante de equipamentos agrícolas e formadora de mão de obra especializada, a Verdetec está expandindo sua atuação para além do Brasil e América Latina. A empresa busca parceiros e negócios nos países árabes, África, Estados Unidos, Europa e Ásia. Entre 1 e 5 de abril, participará como expositora da feira Bahrain International Garden Show, no Bahrein.
A Verdetec oferece a hidrossemeadura, uma técnica de plantio de gramados que mistura água, sementes, fibras de madeira e fertilizantes, entre outros ingredientes. Tal solução é aplicada em terrenos por jateamento. No solo, essa solução promove o crescimento de vegetação. É uma alternativa ao método comum, que utiliza placas de grama.
De acordo com o cofundador e diretor da Verdetec, Rodrigo Zaleski, a produtividade da hidrossemeadura é maior do que o plantio tradicional de grama. “Pelo método normal é necessário que uma fazenda produza a grama durante seis meses para que, depois, seja transportada ao destino”, compara. Após o plantio por jateamento, a cobertura do terreno se conclui a partir de 30 dias.
Zaleski exemplifica a produtividade maior da grama líquida – que é o nome registrado de um dos produtos da empresa: um caminhão que transporta mil metros quadrados de placas de grama é capaz de transportar insumos para produtriz até 50 mil metros quadrados de grama líquida.

Os principais usos para a grama líquida são projetos de paisagismo, reflorestamento e recuperação de áreas que sofrem erosão. A técnica pode ser empregada em pequenas lavouras e para a estabilização de dunas móveis. Os países árabes, diz o executivo, têm demanda e oferecem oportunidades de negócios para o seu produto.
“Estamos indo para os países árabes porque existe lá uma demanda grande por soluções verdes, diversos países árabes têm programas de ‘esverdear’ o país, plantar árvores. Com essa nossa técnica, além de plantar grama, podemos plantar florestas, fazer uma recomposição florestal”, afirma.
O modelo que a empresa pretende levar para sua expansão internacional é o de distribuição do seu produto e do seu método. Com sede em Santa Catarina, a Verdetec fabrica os insumos e equipamentos e os vende aos distribuidores locais. Além disso, a empresa oferece treinamento para formar mão de obra capacitada a executar a hidrossemeadura. Esse treinamento poderá, então, ser oferecido pelo parceiro local a outras empresas e pessoas dos países em que os produtos da Verdetec estarão presentes.
Participação da Verdetec em feira no Golfo
“Estamos procurando parceiros regionais que queiram ser distribuidores, que liderem esse movimento, que sejam a Verdetec em seus territórios”, diz Zaleski. A empresa deseja ter distribuidores que façam a promoção da técnica em seus países, divulgação, formação de aplicadores, venda de equipamentos e de produtos. “A gente está em busca no Oriente Médio destes distribuidores. Pegar esse modelo que foi validado no Brasil ao longo de seis anos e continuar a expansão nos outros países”.
Parte deste projeto de buscar parcerias, diz, será a participação na feira barenita. Algumas coisas começaram a acontecer. “Vamos expor entre 1 e 5 no Bahrain International Garden Show, a Verdetec estará lá para mostrar esse modelo de negócio e essa oportunidade de distribuição lá também”, diz.
Leia mais:
Startup saudita de brasileiro e indiano inova no campo


