São Paulo – A feira de moda Vendôme Luxury, em Paris, foi a porta de entrada para a marca brasileira Anamaria Couture nos países árabes. Depois de mostrar seus vestidos de alto luxo no evento em 2010, as peças da estilista Ana Maria Macedo foram parar nas lojas de departamento e boutiques mais sofisticadas da Arábia Saudita, Catar, Líbano e Emirados Árabes Unidos.
Hoje, ela vende para lojas como Harvey Nichols, Etre, Silloutte Fashions, Eyat, Lati e Life, na Arábia Saudita, além da Loomi (Catar), Sauce (Emirados) e Aïshti (Líbano). Os estabelecimentos sauditas são os principais clientes da marca no mundo árabe e os países do Oriente Médio são o segundo maior mercado de exportações da Anamaria, atrás somente dos Estados Unidos.
“Elas compram em grande quantidade, querem peças exclusivas. Elas mudam a manga, decote, comprimento da saia”, conta Macedo sobre as compradoras sauditas da Harvey Nichols. A Harvey Nichols e a Etre são lojas para as quais a estilista brasileira vende peças exclusivas, e também as que mais compram da marca na Arábia Saudita.
Segundo Macedo, as compradoras da Harvey Nichols fazem dois pedidos por ano, geralmente em torno de 300 vestidos. “A gente faz duas coleções, mas às vezes eles pedem reposição de peças e fazemos até quatro entregas”, revela. Nos Estados Unidos, os vestidos da marca são vendidos a preços que variam de US$ 375 a US$ 950. Nos países árabes, Macedo diz que os preços são mais altos por causa dos impostos.
Macedo revela ainda que está desenvolvendo uma nova coleção pensando nas clientes árabes. “Elas gostam muito de volume e agora coloquei um pouco de brilho na coleção. São vestidos que você usa dos dois lados. Elas gostam dessas coisas mais sofisticadas. Essa é a coleção mais rica que eu fiz em termos de beleza, estrutura e cores”, destaca a estilista.
De acordo com a empresária, sua marca está presente em 12 países. Além dos já mencionados, estão também na lista Grã Bretanha, Suécia, México, Espanha e Alemanha. Macedo vive em Nova York, mas toda a produção das peças é feita no Brasil. Segundo ela, 95% dos vestidos fabricados pela grife vão para o mercado externo.
A Anamaria Couture tem ainda acessórios em sua linha, como sapatos e bolsas. Macedo conta que os calçados também passarão a ser exportados aos países árabes, já que a empresa fechou uma parceria com uma fabricante brasileira para a produção de sapatos finos que usem os mesmos forros dos vestidos. A estilista diz que a coleção está sendo pensada para as clientes árabes, que tradicionalmente calçam números maiores.
Contato
Anamaria Couture
Site: www.anamariacouture.com.br
Responsável pelas exportações: Cátia Macedo
Tel.: +1 561 460 551
E-mail: catia@anamariacouture.com


