São Paulo – Os brasileiros estão visitando mais a Jordânia e a nação árabe vem fazendo esforços para aumentar ainda mais este fluxo. De acordo com o diretor de Marketing do Jordan Tourism Board, órgão oficial de turismo, Mahfouz Kishek, as viagens de brasileiros ao país aumentaram cerca de 30% nos primeiros sete meses de 2012 sobre o mesmo período de 2011. No ano passado, 8,4 mil brasileiros visitaram a Jordânia. Em 2010 foram 8,2 mil pessoas.
Kishek esteve na capital paulista nesta quinta-feira (30) para um evento de promoção do turismo em seu país. Sete operadores de turismo jordanianos tiveram rodadas de negócios com cerca de 60 representantes de agências, operadores e empresas brasileiras no Intercontinental Hotel. Na terça-feira, eles passaram pelo Rio de Janeiro, onde conversaram com 115 operadores, e na quarta-feira por Campinas, onde os encontros foram com 84 empresas. Segundo Kishek, as rodadas foram um sucesso e devem render novos negócios.
Essa foi a primeira vez que o Jordan Tourism Board fez um evento do tipo no Brasil, mas Kishek tem planos de repetir a iniciativa no ano que vem em novas cidades, uma delas a capital federal, Brasília. “Achamos que o Brasil é um mercado em potencial”, disse o diretor à ANBA sobre a capacidade de consumo dos turistas brasileiros. De acordo com ele, o que mais leva brasileiros a visitar a Jordânia são os atrativos históricos e religiosos. Vão para lá desde casais até o público mais jovem. Kishek esclarece que o destino não é muito caro, perfil boutique.
Além de religião e história, porém, o diretor de Marketing conta que a Jordânia tem ainda mais a oferecer em turismo, com atrações em aventura e relaxamento, além de ser uma boa opção para realização de eventos empresariais em função dos seus centros de convenções. É possível, no país, visitar igrejas, monumentos de diversas fases da história mundial, sítios de importância religiosa, fazer passeios pelo deserto, esportes de aventura, entre outras atividades.
Kishek conta que a Jordânia está investindo na área, com a construção de um novo aeroporto com capacidade para nove milhões de passageiros ao ano, além de hotéis e marinas.
Apesar de ser a primeira rodada de negócios que o Jordan Tourism Board promove com operadores do Brasil, o organismo já fez outras várias iniciativas para aproximação com este mercado. No ano passado, abriu seu escritório na capital paulista, por meio da Interamerican Network, agência de marketing e relações públicas para as áreas de viagem e turismo. Também participou de feiras no País e levou agências, além de jornalistas, para conhecer de perto as atrações turísticas.
Após as rodadas de negócios, o Jordan Tourism Board ofereceu um jantar aos operadores e convidados, no qual a Jordânia foi apresentada como destino turístico. “Estamos aqui hoje para uma parceria com vocês”, disse Kishek. Élio Cerulo, representante do Jordan Tourism Board na Interamerican, lembrou das diversas atrações do país, como Petra, a cidade histórica esculpida na pedra, o Mar Morto, o Rio Jordão, onde Jesus Cristo foi batizado, e o Monte Nebo, de onde Moisés avistou a Terra Santa. O país tem 400 quilômetros de extensão e seis milhões de habitantes. O turismo gera 40 mil empregos diretos e 130 mil indiretos.
Participaram do evento o cônsul honorário da Jordânia em São Paulo, Mustafá Abdouni, que é diretor da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e o embaixador jordaniano em Brasília, Ramez Goussous, entre outras lideranças.

