Da redação
São Paulo – Acontece em Brasília, de 18 a 20 de fevereiro corrente, a III Reunião da Comissão Intergovernamental Brasil-Rússia de Cooperação. A reunião será presidida pelo vice-primeiro-ministro da Rússia, Boris Alioshin, e pelo secretário-geral das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães.
O Itamaraty informou que a Comissão Intergovernamental é uma reunião preparatória para a viagem à Rússia do vice-presidente José Alencar, que ocorrerá ainda no primeiro semestre deste ano, para presidir a Comissão de Alto Nível que o Brasil mantém com aquele país.
A Comissão Intergovernamental Brasil-Rússia de Cooperação teve sua primeira reunião em Brasília, em abril de 1999, "inaugurando nova era na cooperação entre os dois países", diz nota do Itamaraty. Em setembro de 2001, em Moscou, foi realizada a segunda reunião.
A Comissão Intergovernamental tem sete subcomissões já constituídas: cooperação econômico-comercial; científico-tecnológica; espacial; técnico-militar; agrícola; energética; e entre Estados brasileiros e Unidades da Federação da Rússia. Contam com a participação de órgãos governamentais de ambos os países e de representantes dos respectivos setores privados.
A Comissão vem se consolidando como braço técnico-operacional e canal indutor do intercâmbio bilateral em variados e relevantes campos.
Durante sua viagem ao Brasil, Alioshin realizará visitas à Embraer e à Avibrás, em São José dos Campos, e deverá manter conversações, em Brasília, com José Alencar e com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, bem como com os ministros das Relações Exteriores; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Ciência e Tecnologia; da Defesa; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e com a Ministra de Minas e Energia.
A Rússia foi mencionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu discurso de posse, como prioridade da política externa brasileira. As relações bilaterais conhecem, hoje, seu melhor momento, com intensa agenda: em 2003, visitaram a Rússia o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) e José Viegas Filho (Defesa); os ministros russos da Defesa, Serguei Ivanov, e dos Negócios Estrangeiros, Igor Ivanov, realizaram visitas oficiais ao Brasil.
Em janeiro do corrente ano, Furlan e o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, estiveram em Moscou. No ano passado, Lula manteve encontros com seu homólogo russo, Vladimir Putin, à margem da Cúpula do G-8, em Evian, e da Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

