São Paulo – O período em que o poeta libanês Gibran Khalil Gibran viveu em Nova Iorque, no início do século 20, virou agora tema de espetáculo teatral. Em apresentação única em São Paulo, no dia 12 de novembro, o diretor e dramaturgo Samir Yazbek e a Companhia Arnesto nos Convidou exibem Um profeta em Nova Iorque, uma leitura dramática da biografia do escritor árabe.
“A peça é inspirada na vida e na obra de Khalil Gibran e faz parte das comemorações dos 130 anos de seu nascimento”, explica Lody Brais, presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano.
Um profeta em Nova Iorque é um texto teatral inédito criado por Samir, com base na biografia de Gibran escrita por seu irmão Mustafa Yazbek, publicada em 1984. “Quando começamos a trabalhar com as comemorações (do aniversário do poeta), entramos em contato com o Samir. Ele sempre teve a ideia de levar ao teatro a vida de Khalil Gibran”, revela Brais.
Os trechos da peça, em forma de parábola, mostram os desafios de se tentar levar uma vida espiritualizada em uma grande metrópole. “São diálogos imaginários com figuras emblemáticas de sua infância”, conta Brais. A leitura dramática do texto será acompanhada pela sonoplastia de Sami Bordokan.
Antes do espetáculo, haverá uma abertura de 15 minutos, com uma explanação sobre o poeta feita por Aida Hanania, professora aposentada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).Ao final da peça, haverá um debate com o público.
Gibran Khalil Gibran nasceu em 1883, em Bicharré, no Líbano. Além de poeta, foi também filósofo, pintor, ensaísta e romancista, sendo um dos maiores expoentes da cultura árabe. Entre suas principais obras estão o livro O profeta, de 1923, e Asas Partidas, de 1912.
Serviço
Um profeta em Nova Iorque – Leitura Dramática
Data e horário: 12 de novembro, às 19h
Local: Auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp)
Avenida Paulista, 1578
Entrada gratuita
Não é necessário fazer inscrição antecipada


