São Paulo – O estilista brasileiro Vincenzo Visciglia, que mora em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e tem sua grife de moda estabelecida no Oriente Médio, produziu peças de roupas especiais para o Ramadã, período religioso do Islã. Neste tempo, os muçulmanos jejuam durante o dia e costumam quebrar o jejum ao anoitecer, normalmente de forma coletiva e celebrativa. O Ramadã, que se encerra no próximo final de semana, também é finalizado com uma grande comemoração chamada Eid al-Fitr.
Juntamente com o libanês Ahmad Ammar, Visciglia é dono da grife de alta costura e luxo AAVVA Fashion, que tem lojas na Galeries Lafayette, em Dubai, na Harvey Nichols, em Doha, no Catar, e na WE CRE8, em Riad, na Arábia Saudita. O estilista também possui um nome bem estabelecido por seus serviços de arquitetura e atende com sua grife de moda grandes empresários e pessoas influentes da região.
Em informações enviadas à reportagem da ANBA, Vincenzo conta que a ideia de fazer uma coleção sobre o Ramadã surgiu a partir de um costume de outros estilistas, que todos os anos fazem algo tradicional para o período. “Toda noite é uma celebração diferente para a quebra do jejum. As pessoas prepararam suas casas para receber as outras. A oração também é intensificada, no templo”, disse ele via assessoria.
Noite e flores
De acordo com o estilista, no Ramadã as vestimentas usadas pelas mulheres são, basicamente, as abayas, mais sofisticadas, para eventos, e os kaftans, para momentos festivos dentro de casa. Pensando nisso, Vincenzo criou a coleção Estrela Cadente, tendo como temática as flores e as estrelas cadentes. “A linha de criação que me fez chegar no produto final foi a conexão do Ramadã com flores e a noite”, diz.
A coleção é composta por 17 peças, especialmente capas e trajes grandiosos para sair à noite. Os tecidos usados foram crepes e sedas. Também há bordados e pedrarias nas peças produzidas. “Tons escuros como azul, esmeralda, preto e vermelho foram priorizados porque combinam com a noite”, afirma o estilista.
Leia também:
Ramadã: o que é o mês sagrado dos muçulmanos