São Paulo – Uma bebida não alcoólica e 100% natural. Assim é o suco de uva produzido pela vinícola Galiotto, no município de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. E são justamente essas duas características que levaram a empresa apostar no mercado árabe para iniciar as exportações do produto.
“Fizemos algumas pesquisas de mercado e descobrimos que a aceitação do suco de uva poderia ser muito boa nos países árabes, principalmente pela questão religiosa”, afirma a representante administrativa da vinícola, Michele Tonet. A tradição islâmica veta o consumo de álcool. “Além disso, nosso suco é muito diferente da maioria que está no mercado. Ele é mais encorpado e com mais aroma”, destaca.
Segundo ela, o processo de internacionalização da marca começou em fevereiro deste ano, quando a empresa participou da feira de alimentos Gulfood, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. “A aceitação do suco foi muito boa, mas o preço ainda é algo que precisamos acertar”, conta Michele.
Ao longo do ano, a empresa marcou presença também na Sial Montreal, no Canadá, em maio, e na Sial Paris, na França, em outubro. Em fevereiro de 2011, a vinícola planeja voltar à Gulfood, desta vez com o objetivo de oficializar os primeiros contratos. “O momento é bastante favorável e esse tipo de suco é um produto novo que promete fazer muito sucesso no mercado externo”, diz.
Além do suco de uva, a vinícola pretende divulgar a cartela de vinhos finos e espumantes no exterior. "Nossos espumantes chamaram bastante atenção em Montreal e Paris, porque aqui na região [da Serra Gaúcha] temos condições climáticas bastante favoráveis para a produção. Hoje os espumantes brasileiros têm qualidade comparável com os franceses, porém, com preços muito menores", afirma.
A vinícola Galiotto foi fundada em 1960, gera 25 empregos diretos, mais 10 temporários na época da safra e final de ano, quando a produção precisa ser maior para atender a demanda das festas. A empresa produz anualmente 6 milhões de litros de vinho de mesa, 200 mil litros de vinhos finos, 200 mil litros de espumantes e 350 mil litros de suco. “Temos capacidade de dobrar a produção de suco. Mais um motivo para abrimos espaço no mercado externo”, declara Michele.
No mercado interno a vinícola está presente em praticamente todos os estados.
Origem
A família Galiotto tem suas origens na cidade de Arzignano, na Província de Vicenza, que integra a região do Vêneto, na Itália. Romano Galiotto emigrou para a região nordeste do estado do Rio Grande do Sul em 1883, mais especificamente no Travessão Pinhal, na então Colônia Nova Trento, atual município de Flores da Cunha.
Da primitiva cantina colonial onde eram produzidos vinhos para o consumo próprio e local, surgiu a empresa que leva o nome da família e, progressivamente, os Galiotto expandiram a área dos vinhedos de sua propriedade. Hoje a Vinícola Galiotto mantém amplas e modernas instalações, onde continua elaborando vinhos, espumantes, e mais recentemente, passou a produzir suco de uva.
Contato
Telefone: +55 (54) 3279-5235
Site: www.galiotto.com.br