São Paulo – Fabricante brasileira de borracha para reforma de pneus, a Vipal tem nos países árabes alguns dos principais destinos das suas exportações, feitas a partir da sede no Brasil ou das operações na Europa. Marrocos, Argélia, Tunísia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Líbano e Jordânia estão entre alguns dos destinos das linhas de reparos de pneus e bandas pré-moldadas, os dois principais produtos exportados para o mundo árabe.
Diretor de Negócios Internacionais da Vipal Borrachas, Leandro Rigon afirma que a empresa já exportou também para o Kuwait e, até recentemente, para o Sudão. As vendas ao país africano foram interrompidas em razão do conflito, mas para alguns dos países árabes, as exportações se mantêm há mais de 25 anos.
As exportações representam entre 20% e 25% dos negócios da companhia, que, contudo, tem no mercado brasileiro seu maior cliente. Segundo dados da Associação Brasileira de Reforma de Pneus (ABR) que ele cita, o Brasil é o segundo maior mercado do mundo para reforma de pneus, atrás, apenas, do norte-americano.
“Mesmo que nossa participação nos países árabes seja forte através de clientes parceiros de longa data e a Vipal [atue] como uma das principais fornecedoras da região, ela representa uma parcela menor nos negócios da companhia, devido ao mercado de reforma de pneus local ainda ser pequeno se comparado ao restante do mundo”, afirma.
Vipal produz diversas linhas de borracha
Rigon diz que a empresa está entre as maiores fabricantes mundiais de borracha para reforma de pneus, um segmento que, segundo ele, contribui para a preservação ambiental e para a redução de custos do setor de transporte de cargas. “A reutilização das carcaças, evitando que estas sejam descartadas prematuramente, garante um cuidado imensurável com o meio ambiente”, diz.
Ele diz que um pneu reformado pode ter um rendimento quilométrico até maior do que o de um pneu novo, desde que tanto os materiais utilizados nesta recuperação como o próprio pneu sejam de boa qualidade. “Sem essa possibilidade, o investimento no pneu novo de baixa qualidade resulta em um custo maior a médio e longo prazo. A reforma de pneus é capaz de baixar o custo total de pneus, o que para o transporte é uma tremenda vantagem competitiva. Lembrando que o pneu é normalmente o terceiro maior custo para o transporte de cargas”, afirma.
Todos os tipos de pneus podem ser reformados: de automóveis, de caminhões gigantes utilizados na mineração, agrícolas, industriais, de competições e aviões, ocasião em que os pneus dos trens de pouso são reformados diversas vezes por causa do elevado custo de um produto novo. O principal mercado da Vipal é o de pneus de caminhões comerciais e ônibus. Esse mercado se repete nas vendas aos árabes.
“Para o Sudão e países árabes, a Vipal exporta sua linha de reparos e bandas pré-moldadas, com aplicação – em sua maioria (mais de 90%) – em pneus de caminhão. Porém, também são utilizados em automóveis, máquinas agrícolas e de mineração”, diz.
A empresa produz, também, borracha para calçados, pneus de motocicletas e máquinas para reformas de pneus. A sede administrativa fica em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde há também unidades industriais da empresa, assim como na Bahia, Minas Gerais, Argentina e Estados Unidos. A companhia exporta também para clientes na Oceania, Américas, Europa e Ásia.
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