Da redação
São Paulo – A visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará aos países árabes em dezembro pode gerar acordos comerciais entre os parceiros, acredita o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Paulo Sérgio Atallah.
Atallah lembrou que será a primeira vez que um presidente eleito do Brasil visita oficialmente a região. "A expectativa é grande. Há possibilidade de acordos com todos os países", afirmou, em entrevista à TV Bloomberg há pouco.
Segundo o presidente da CCAB, "sempre existiu a vontade dos países árabes de serem parceiros brasileiros". "Mas faltava uma posição favorável do Brasil. Agora, a disposição do presidente Lula, a vontade política que tem demonstrado, vai trazer vantagens ao país. Esse é o momento", disse.
Paulo Sérgio Atallah também falou sobre a possibilidade de o Brasil atrair investimentos árabes. Desde os atentados terroristas de 11 de setembro, bilhões de dólares aplicados por árabes nos Estados Unidos foram retirados do país e o próprio presidente Lula chegou a dizer que espera que pelo menos parte desses recursos venha para o Brasil.
Atallah, porém, foi cauteloso. Para ele, parte desses investimentos pode, sim, migrar para o Brasil. "Mas isso depende da forma como o país se apresentar. É preciso fazer um esforço, não apenas uma visita à região. É preciso dar continuidade", reforçou.