São Paulo – Brasil e Bahrein viveram dias de aproximação na última semana com a visita a Brasília de uma delegação parlamentar do país árabe. Liderada pelo presidente da Câmara dos Deputados do Bahrein, Ahmed Bin Salman Al Musallam, o grupo foi recebido pelas principais lideranças políticas brasileiras e teve na agenda também encontro com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Brasil e Bahrein celebram no dia 26 de junho os 50 anos de estabelecimento das relações diplomáticas e a visita parlamentar à capital federal brasileira fez parte da programação comemorativa da data.
Al Musallam afirmou, em material enviado à ANBA na conclusão da visita, que as relações entre o Brasil e o Bahrein baseiam-se em uma estreita parceria estratégica e no desejo de dois países amigos de unir posições bilaterais e trabalhar de forma coordenada e contínua para apoiar a segurança, a paz e a coexistência internacionais. O parlamentar disse que o seu país está repleto de oportunidades promissoras de investimentos e o povo brasileiro é bem-vindo no setor.
No encontro com a Câmara Árabe, o assunto foi o incremento das relações culturais, econômicas e comerciais do Brasil com o Bahrein, segundo o secretário-geral e CEO, Tamer Mansour, que representou a instituição. “Discutimos especialmente algumas áreas que interessam ao Bahrein, como segurança alimentar, desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento de esportes, e-games, importância do halal e o fato de que o Bahrein pode ser hub para produtos brasileiros”, relatou Mansour para a ANBA.
A visita da delegação do Bahrein teve na agenda discussões com o presidente da Câmara dos Deputados Federais do Brasil, Arthur Lira (PP-AL), com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e com membros do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Bahrein. Com esse último, foi realizada cerimônia para marcar o cinquentenário da relação diplomática Brasil-Bahrein, que teve também a presença de representantes de comissões do Senado e da Câmara, além da diplomacia brasileira.
De acordo com informações do Gabinete do Presidente da Câmara dos Deputados do Bahrein, foi feito convite especial para Arthur Lira, Rodrigo Pacheco e aos membros do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Bahrein para visita ao Bahrein com o objetivo de ativar o papel da diplomacia parlamentar, reforçar mecanismos de cooperação parlamentar, realizar eventos bilaterais e coordenar posições em fóruns internacionais para o bem e o benefício dos dois países e povos amigos.
De reuniões por parcerias de investimentos e comerciais participaram representantes de Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Brasil, o diretor de Gestão Corporativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Floriano Pesaro, o vice-presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), Ali Zoghbi, e o diretor de Desenvolvimento de Projetos e Relações Institucionais da Fambras, Delduque Martins.
A delegação do Bahrein foi integrada pelo deputado Zainab Abdulamir Khalil, vice-chefe da delegação e chefe da Comissão de Assuntos Financeiros e Econômicos, o deputado Abdulhakim Mohammad Al Shino, membro do Conselho Legislativo e da Comissão de Assuntos Jurídicos, o deputado Jalal Kadhem Hassan, membro da Comissão de Assuntos Financeiros e Econômicos, o deputado Ahmed Sabah Al Salloum, também da Comissão de Assuntos Financeiros e Econômicos, e o representante Hassan Ebrahim Hassan, membro da Comissão de Relações Exteriores, Defesa e Comitê de Segurança Nacional.
Pautas comuns discutidas no encontro parlamentar
Entre os temas tratados nos encontro da delegação no Brasil estiveram ainda o incentivo ao comércio e aos investimentos recíprocos entre Brasil e Bahrein e o papel do parlamento para facilitar essas transações com as leis, a Visão Econômica do Bahrein 2030, as facilidades para investimentos no Bahrein e o Centro Global Rei Hamad para Coexistência Pacífica, entre outras pautas de interesse dos dois países. Para a ANBA, Al Musallam também frisou a atenção e o cuidado que as relações Brasil-Bahrein recebem do rei do Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa, e do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, com apoio e acompanhamento do príncipe herdeiro e primeiro-ministro do Bahrein, Salman bin Hamad Al Khalifa.
No material enviado à ANBA, entre outras mensagens, o presidente da Câmara dos Deputados do Bahrein ressaltou a importância da criação do Grupo de Amizade Parlamentar Brasil-Bahrein, expressou grande orgulho e apreço pelas relações Brasil-Bahrein e a vontade dos dois países de consolidar e difundir os valores da paz, da tolerância e coexistência humana, elogiou a posição do Brasil em relação à Questão Palestina e apoio a questões árabes, citando iniciativa do Bahrein de sediar conferência de paz no Oriente Médio. Também ressaltou o papel do embaixador do Bahrein no Brasil, Bader Abbas Alhelaibi, e do embaixador do Brasil no Bahrein, Adriano Silva Pucci, nas relações bilaterais e no apoio à visita.
Leia também: