São Paulo – Pessoas vindas da Síria e afetadas pelos conflitos armados terão visto especial para entrar no Brasil, segundo norma publicada pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão do Ministério da Justiça, nesta terça-feira (24), no Diário Oficial da União. A concessão será estendida também aos familiares destes cidadãos.
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério, apenas na última sexta-feira (2), das 130 solicitações de refúgio aprovadas pelo Conare, 27 eram de pessoas que saíram da região dos conflitos. Em função dos enfrentamentos, cerca de dois milhões de pessoas já deixaram o país árabe, segundo o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), agência da Organização das Nações Unidas.
Muitos se deslocaram para países próximos, como o Líbano, que abriga 720 mil refugiados em acampamentos, a Jordânia, com 520 mil, a Turquia com 464 mil, o Iraque, com 200 mil, e o Egito, com 111 mil. O representante do Acnur no Brasil, Andrés Ramirez, ressalta que a decisão tomada pelo Comitê Nacional para Refugiados reflete o compromisso humanitário do Brasil em manter suas fronteiras abertas para as vítimas do conflito na Síria.

