Da redação
São Paulo – A Volkswagen do Brasil anunciou ontem (13) que acabou de embarcar um lote de Gols, Paratis e Saveiros para o Líbano, num total de 175 carros. Segundo informações da companhia, os veículos são “praticamente idênticos” aos vendidos no Brasil, sendo que a principal alteração foi a colocação de um radiador auxiliar para que os carros consigam enfrentar o calor do Oriente Médio.
Todos os automóveis embarcados têm motor 1.8. O Gol será vendido em três versões, da mais básica a uma com vários acessórios; a Parati terá duas versões e a Saveiro, uma. A Volks não divulgou o valor da operação.
A companhia acredita que o Líbano deverá importar por volta de 500 automóveis por ano e, a partir de 2004, pretende exportar também o Pólo.
Iraque
Entre os países árabes, a Volks do Brasil vende para o Egito e para a Síria e este ano exportou também para a Líbia. Durante a década de 1980 vendeu 170 mil Passats ao Iraque, vários dos quais ainda estão rodando, como pode ser visto nas imagens feitas nas ruas de Bagdá, bastante comuns nos noticiário de TV devido à ocupação do país pelos norte-americanos e britânicos.
Segundo informações da empresa, a Volks já exportou entre janeiro e outubro deste ano 138.788 veículos montados para 20 países e espera encerrar o ano vendendo 185 mil unidades ao exterior (165 mil carros montados e 20 mil kits para montar). O total das vendas externas em 2003, segundo estimativas da companhia, deve ficar em US$ 1,5 bilhão.
O carro mais vendido pela Volks do Brasil lá fora é o Gol (68,5 mil unidades), seguido pelo Golf (39.761) e o Pólo (17.392). O principal mercado é o México, seguido pelos Estados Unidos, Argentina e Canadá.