Alexandre Rocha
São Paulo – A Volkswagen vai inaugurar uma unidade industrial em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. O primeiro projeto, de acordo com comunicado divulgado esta semana pela matriz da empresa na Alemanha, vai ser uma linha de montagem de caminhões pesados que será totalmente abastecida por veículos produzidos na fábrica que a subsidiária brasileira da companhia tem em Resende, no estado do Rio de Janeiro.
Os caminhões serão enviados para o país árabe em kits semidesmontados (SKD, semi-knocked down). A produção, de acordo com a empresa, terá início em 2006 com a montagem de mil veículos, capacidade que será ampliada para 3 mil unidades posteriormente. O investimento na fábrica é estimado em 40 milhões de euros, ou US$ 53,6 milhões.
O acordo para a construção da fábrica foi assinado no domingo (12) pelo presidente mundial da Volkswagen, Bernd Pischetsrieder, e pelo príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, que também é presidente da Mubadala Development Company, companhia estatal de fomento e investimentos.
"Vai ser uma ligação muito interessante entre a fábrica de Resende e a de Abu Dhabi. É mais um passo na aproximação do Brasil com os países árabes. Fico muito contente com essa notícia", disse o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), Paulo Sérgio Atallah.
Até outubro deste ano a Volkswagen do Brasil era a única subsidiária do grupo alemão no mundo que fabricava caminhões, quando a companhia começou a produzir este tipo de veículo também no México.
Inaugurada em 1996 e resultado de um investimento de US$ 250 milhões, a fábrica de Resende ocupa uma área de 1 milhão de metros quadrados com 100 mil metros quadrados de área construída e abriga, além da linha de montagem da Volks, um "consórcio modular" que reúne os principais fornecedores de peças.
A planta, de acordo com informações da companhia, tem capacidade para produzir 40 mil veículos por ano, entre caminhões e ônibus, e emprega 2,3 mil pessoas. Além de atender ao mercado brasileiro, a unidade de Resende vende também para Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Paraguai, Equador, República Dominicana, Costa do Marfim, Nigéria e Arábia Saudita.
No Brasil, a Volks tem fábricas também em São Bernardo do Campo, em São Paulo, onde são produzidos automóveis, em São Carlos (SP), onde são fabricados motores, em Taubaté (SP), onde é produzido o Gol, o carro mais vendido no Brasil, e em São José dos Pinhais, no Paraná, onde são fabricados o Golf e o Audi A3.
Holding
Além de firmar o contrato para a instalação da linha de montagem em Abu Dhabi, no encontro entre Pischetsrieder e Al Nahyan foi apresentada uma minuta para a formação de uma holding, entre a Volks e estatais de investimentos do emirado, que será responsável por coordenar os projetos locais da empresa alemã. Essa holding será dona de 49% da linha de montagem de caminhões. Os demais 51% serão controlados pela divisão de veículos comerciais da Volks.

