Da redação
São Paulo – A Volkswagen do Brasil vai embarcar entre hoje (28) e amanhã 90 unidades da picape Saveiro para Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. E empresa fechou contrato com um importador local para exportar ao todo 300 carros, entre Saveiros e outros modelos da linha Gol. Os veículos restantes devem ser enviados nos próximos três meses.
Trata-se da primeira remessa de carros da companhia para Abu Dhabi. De acordo com a assessoria de imprensa da Volks, a empresas avalia que o mercado do emirado, um dos sete que compõem os Emirados Árabes Unidos e o que concentra a produção de petróleo, pode crescer.
Após o término deste primeiro contrato a companhia vai "sentir" a aceitação dos carros naquele mercado e, eventualmente, negociar a extensão ou a confecção de novos acordos. Para a Volks, trata-se de mais um nicho que se abre nos países árabes.
Conforme a ANBA informou em março, o gerente-executivo de exportações da Volks, Leonardo Soloaga, espera exportar entre 3 mil e 3,5 mil carros para o oriente Médio e norte da África este ano e que em dois anos o número de unidades embarcadas para os árabes cheguem a algo entre 5 mil e 5,5 mil.
A empresa ficou em quinto lugar no ranking das maiores exportadoras brasileiras em 2003, com um faturamento de US$ 1,485 bilhão no mercado externo. No ano passado ela exportou veículos para o Egito, Líbano, Líbia, Arábia Saudita e ainda um lote de 10 Paratis para outros locais nos Emirados.

