Relizane – O ministro do Comércio da Argélia, Ahmed Saci, e o presidente da divisão de carros de passeio da Volkswagen, Herbert Diess, inauguraram nesta quinta-feira (27) uma fábrica de montagem de veículos da marca alemã na zona industrial de Sidi Khettab, em Relizane, na região Noroeste da Argélia. É a primeira unidade da empresa no país do Norte da África. As informações são da agência de notícias Algérie Presse Service (APS).
A fábrica ocupa uma área de 150 hectares, recebeu investimentos de 170 milhões de euros e sua capacidade de produção é de 12 mil unidades no primeiro ano, mas será ampliada ao longo de cinco anos até chegar a 100 mil.
O projeto é resultado de um acordo entre a VW e o grupo argelino Sovac firmado em novembro do ano passado, conforme a ANBA noticiou na época. No entanto, a ideia de uma fábrica da empresa alemã existe pelo menos desde 2010, conforme informou a ANBA em janeiro de 2011.
Serão montados carros de passeio e utilitários das marcas Volkswagen, Skoda e Seat, todas pertencentes à companhia alemã. De acordo com a APS, a taxa de conteúdo local inicialmente é de 15%, mas irá aumentar até 40% em cinco anos.


