Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – Os primeiros vôos diretos da Emirates Airline na rota Dubai-São Paulo, realizados ontem (01), voaram com capacidade total de carga e muitos passageiros. A informação é do diretor-geral para o Brasil da companhia aérea, Ralf Aasmann. "Pretendemos aumentar a capacidade de carga e o número de vôos. Primeiro vamos analisar como está sendo a rota brasileira", disse Aasmann.
Cada vôo tem capacidade para transportar 10 toneladas de carga. Segundo Aasmann, o transporte de carga entre os dois países já começou há um ano e meio pela Emirates SkyCargo, empresa da área de logística que pertence ao grupo Emirates, mas por meio de parcerias com outras companhias. Os principais produtos transportados nesses vôos foram carnes, congelados e peças automotivas.
De acordo com o vice-presidente sênior de operações comerciais para as Américas da Emirates, Nigel L. Page, os vôos diretos entre os dois países deverão ser um sucesso. "Quando se coloca um vôo direto, isso faz gerar um maior tráfego de passageiros, tanto de turistas como de empresários", disse.
Segundo Page, o vôo também abre portas para atender outros países, como Japão, China, Índia e Austrália. "Os brasileiros podem usar o vôo da Emirates como uma alternativa para irem para outros países da Ásia e África", disse. Page afirmou ainda que a Emirates pretende duplicar os vôos diários ao Brasil. Hoje são seis vôos semanais.
No momento, a Emirates ainda está contratando funcionários brasileiros para fazer parte de seu quadro de funcionários, e a idéia da companhia é dobrar o número de tripulantes brasileiros. "Estou impressionado com a qualidade dos funcionários brasileiros", disse Page.
Ele afirmou também que o time de brasileiros é um dos mais fortes que a companhia já investiu. "Vemos muitas oportunidades no Brasil. Estou confiante com esses vôos", acrescentou.
Excelente vôo
"Foi um vôo excelente. Não tivemos nenhum problema", afirmou o capitão Murilo Mariozi dos Santos, que pilotou o primeiro vôo direto de Dubai a São Paulo. Segundo ele, o vôo chegou 45 minutos adiantado. "Foi uma honra fazer esse primeiro vôo para São Paulo", acrescentou. Santos, que trabalha há 27 anos no setor de aviação, é um dos 69 pilotos brasileiros contratados pela Emirates. O tempo total de vôo é de 15 horas e 30 minutos.
A Emirates não divulgou o número de passageiros que voaram nesses primeiros vôos. A convite da companhia, o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Flávio Albuquerque Sapha, veio no vôo Dubai-São Paulo.

