São Paulo – A Rotana Jet, empresa aérea com sede nos Emirados Árabes Unidos, está operando voos domésticos com aeronaves produzidas pela brasileira Embraer. Esta semana a companhia inaugurou a primeira rota regular entre o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, a capital, e o emirado de Fujairah, na costa leste do país.
Segundo informações da agência de notícias local WAM e da própria empresa, os trechos de ida e de volta são realizados duas vezes por dia, uma pela manhã e outra no início da noite.
Ainda este mês a Rotana Jet pretende inaugurar um voo para cidade de Al Ain, no interior de Abu Dhabi. A companhia terá ainda voos regulares para os emirados de Sharjah e Ras Al Khaimah. A frequência será também de duas vezes por dia (vai e volta duas vezes).
A empresa já operava voos para as ilhas Dalma e Sir Bani Yas, no litoral do país, mas apenas três vezes por semana e a partir do aeroporto Al Bateen, também em Abu Dhabi, mas dedicado à aviação executiva. As decolagens do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi facilitam as conexões com voos internacionais, de acordo com a companhia, e a Rotana Jet está de olho neste filão, além do turismo doméstico.
O modelo de avião destinado a todas estas rotas é o ERJ 145, jato regional da Embraer com capacidade para 50 passageiros. A empresa tem duas aeronaves do gênero em uso em suas rotas comerciais. Ela atua também no ramo de aviação executiva, onde utiliza o norte-americano Gulfstream G450.
Fundada em 2010, a Rotana Jet se tornou em junho deste ano a primeira companhia local a oferecer voos domésticos regulares. O fato de ser a única até o momento a ter esse tipo de serviço não chega a causar estranheza, dadas as pequenas dimensões do país. As demais empresas áreas comerciais dos Emirados, como Emirates, Etihad, Air Arabia e Fly Dubai, atuam em rotas internacionais.

