São Paulo – A brasileira Votorantim Cimentos informa que assinou nesta sexta-feira (26) acordo para venda total de seus ativos na Tunísia para a empresa chinesa de materiais de construção Sinoma Cement, que atua nos mercados de cimento, concreto, agregados, blocos, entre outros produtos.
Nota divulgada explica que a decisão de desinvestimento está alinhada com a estratégia da Votorantim Cimentos, que busca maximizar o valor para os acionistas e equilibrar o posicionamento geográfico entre mercados maduros e emergentes, otimizando a gestão de riscos do portfólio consolidado da companhia.
A empresa entrou na Tunísia com a compra das operações do grupo Cimpor, de Portugal, há cerca de 14 anos. Nas demonstrações financeiras apresentadas do final do primeiro trimestre, a empresa informou queda de 8% na demanda pelo produto no país em relação ao mesmo período de 2023, com números da Câmara Nacional dos Produtores de Cimento da Tunísia (CNPC, na sigla em francês).
A Votorantim Cimentos informa que a conclusão da transação está sujeita a condições precedentes habituais, como a aprovação pelas autoridades regulatórias na China, na Tunísia e pelo Mercado Comum da África Oriental e Austral (Comesa). A empresa não divulgou o valor do negócio.
Votorantim
A Votorantim Cimentos é uma das grandes empresas e multinacionais brasileiras. A companhia emprega mais de 13 mil pessoas, produz cimentos, concretos, argamassas e agregados, e atua também com insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. Além da Tunísia, a empresa tem unidades em outros dez países. O Marrocos é outra nação árabe no qual a companhia tem operações.
Leia também:
Ministro inaugura escritório da Tunísia em SP
Brasil e Tunísia reativam conselho empresarial