São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira promove nesta quarta-feira (02) o webinar “Egito e Brasil – Oportunidades e Parcerias” às 9 horas pelo horário de Brasília e às 14 horas no horário do Cairo. Haverá tradução simultânea em inglês e português e as inscrições estão abertas. O evento virtual é gratuito.
As relações comerciais entre Brasil e Egito se mostram bastante prósperas. Mesmo em momentos adversos como o da pandemia de covid-19, as relações entre os países continuaram se desenvolvendo.
Com a entrada em vigor do acordo de livre comércio entre o Mercosul e o Egito, as exportações egípcias aumentaram mais de 200% em mercadorias. Esse acordo eliminou tarifas alfandegárias para produtos como plantas, óleos minerais, cal e cimento. Outros produtos, como alho e azeitonas, também têm sido importantes na pauta comercial.
O evento virtual pretende trazer o tema do Acordo Mercosul-Egito e suas perspectivas para os próximos anos. O seminário também irá discutir novos e importantes setores de intercâmbio comercial, agenda de trabalho e possibilidade de parcerias entre as duas regiões.
A abertura será feita pelo presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, com a palavra do ministro-conselheiro Rubem Mendes de Oliveira, chefe do setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil no Cairo, do embaixador do Egito no Brasil, Wael Ahmed Kamal Aboulmagd, e da chefe do escritório Econômico e Comercial do Egito em São Paulo, Noha Syam.
O presidente da Associação De Exportadores Do Egito (Expolink), Khaled El Mikati, traz a perspectiva das exportações egípcias para o Brasil e América Latina neste ano de 2020 e sua estratégia para os próximos anos.
Em seguida, fala o diretor-geral de Acordos Comerciais Bilaterais do Ministério da Indústria do Egito, Michael Gamal, sobre o setor de fertilizantes e produtos químicos em termos de tarifas e regras de origem dentro do acordo Mercosul-Egito.
Sobre oportunidades, novos setores e agendas de parcerias entre Brasil e Egito falam Marcus Vinícius, coordenador de Inteligência de Mercado da Câmara Árabe, e Mostafa Sherif El Gabaly, vice-presidente do Conselho de Exportação de Produtos Químicos e Fertilizantes do Egito.
O adido agrícola do Brasil na Embaixada do Brasil no Cairo, Cesar Simas Teles, falará sobre oportunidades e desafios no setor do agronegócio. O evento será moderado pelo secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour.
“Esse é mais um evento muito importante para incrementar as relações entre o Brasil e o Mercosul com o Egito. É fundamental falar um pouco mais sobre a nova leva do acordo de livre comércio Mercosul-Egito, já que novos produtos egípcios começaram a aparecer com força no Brasil, como alho, laranja e azeitona, e também porque o Egito é um mercado promissor para os produtos brasileiros”, disse Mansour.
Segundo o secretário-geral, também será abordada a parceria da Câmara Árabe com a Confederação das Associações Comerciais Brasileiras (CACB) para emissão do certificado de origem online para o Egito.
Serviço
Webinar “Egito e Brasil – Oportunidades e Parcerias”
02 de dezembro, quarta-feira
Das 9h às 10h30 (horário de Brasília)
Das 14h às 15h30 (horário do Cairo)
Inscrições abertas