São Paulo – As negociações internacionais e a segurança jurídica no cenário da pandemia do coronavírus serão tema do webinar que a Câmara de Comércio Árabe Brasileira promove na próxima quarta-feira (20) com especialistas do Brasil e do exterior. O objetivo do seminário virtual é orientar as empresas sobre o que levar em conta ao fechar contratos com fornecedores ou clientes de outros países. Haverá tradução simultânea para o português e o inglês. As inscrições estão abertas.
Participam o líder de mercados da KPMG Brasil, André Coutinho, o sócio do Veirano Advogados, Fábio Amaral Figueira, os sócios do escritório Baker & McKenzie Habib Al Mulla, Tarek Saad e Pietro de Libero, a diretora de vendas e marketing do Marriott Hotels-Brasil, Nina Mazziotti, o diretor jurídico da Câmara Árabe, William Abib Dib Jr, o presidente da entidade, Rubens Hannun, o secretário-geral, Tamer Mansour.
Esse é o sexto webinar que a Câmara Árabe promove durante o período de isolamento social. A maioria deles tiveram palestrantes do Brasil e do exterior, principalmente de países árabes, e todos tiveram público das duas regiões. No evento da próxima quarta-feira, os representantes de países árabes serão Tarek Saad e Pietro de Libero, que falarão dos Emirados Árabes Unidos.
A gerente comercial da Câmara Árabe, Daniella Leite, afirma que alguns cuidados se fazem necessários atualmente no fechamento de contratos. “Achamos importante abordar a segurança jurídica porque entendemos que, apesar das dificuldades que o cenário traz, é imprescindível incentivarmos a continuidade e o aumento das negociações internacionais”, disse à reportagem da ANBA.
A KPMG apresentará no encontro virtual dados e informações de um estudo que lançou recentemente e que mostra os impactos da crise do coronavírus e as respostas que as empresas estão dando a ela. “Sugestões de como enfrentar esse ‘novo normal’, sendo estruturado e competitivo”, afirma Leite, sobre parte do que aponta o levantamento.
Os escritórios de advocacia falarão sobre os contratos internacionais e os cuidados necessários com algumas cláusulas para mitigar riscos para os negócios. Leite lembra que ainda não há uma jurisprudência para saber como os casos envolvendo contratos serão julgados, já que o mundo não se enfrentava uma situação parecida com a atual há muitos anos. Ela afirma que dependendo do serviço e negociação, uma cláusula de caso fortuito e força maior pode ter uma interpretação diferente.
O objetivo do webinar é orientar as empresas sobre todo esse processo e apontar possíveis tendências que podem surgir dentro desse universo, como uso de arbitragem ou mediação. “Será que vão crescer muito diante desse cenário?”, questiona Leite.
O Marriott Hotels participa com o intuito de dar a visão do que vive o setor hoteleiro diante da pandemia e de questões jurídicas e contratuais envolvendo multas, desistências e segurança da clientela, por exemplo. A ideia é que uma agência de turismo e uma trading participem com questionamentos e visões desses processos em seus setores.
Os representantes da Câmara Árabe mediarão as conversas e darão suas contribuições sobre o tema.
Serviço:
“Negociações internacionais e segurança jurídica: adequações diante desse novo cenário”
Dia 20 de maio de 2020, quarta-feira, das 9h às 10h30
Tradução simultânea para inglês e português – gratuito
Inscrições abertas