São Paulo – O cenário econômico do Brasil e dos países árabes no atual contexto mundial, da pandemia de covid-19 e vacinação, será apresentado em webinar promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira nesta quinta-feira (11), às 9 horas (15 horas em Riad, capital saudita). Com palestrantes do Brasil e países árabes, o evento virtual terá tradução simultânea para o português e o inglês. As inscrições são gratuitas e estão abertas.
O evento virtual vai abordar também a inovação e a tecnologia presentes no novo cenário global e terá a apresentação do calendário de ações da Câmara Árabe para 2021, pensado para um ano ainda de combate à pandemia. O brasileiro especialista em Tecnologia, Inovação e Futuro, Ronaldo Lemos (foto acima), e o economista-chefe do Bahrain Economic Development Board (EDB), Jarmo Kotilaine, que atua do Bahrein, são palestrantes convidados.
“Entendemos que ainda haverá desaceleração da economia até maio porque, mesmo tendo o número de vacinados ultrapassado o número de infectados, existe uma preocupação muito grande de que a economia não ande enquanto a maioria da população mundial não esteja vacinada”, afirma o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, sobre os motivos de trazer o tema dos cenários econômicos ao webinar.
Mansour também lembra que Lemos trará o assunto das transformações que vieram para ficar. “Queremos ouvir a voz da tecnologia, da mudança tecnológica, do avanço digital, e o Ronaldo Lemos vai explorar isso de uma maneira ampla e profissional”, afirma o secretário-geral. Já Kotilaine trará o cenário econômico árabe. Ele é economista especialista em Golfo Árabe e costuma ser fonte recorrente de informações para a imprensa árabe.
Mansour vai mediar as conversas dos palestrantes. O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, fará a abertura do evento virtual, que é o segundo promovido pela entidade neste ano. A gerente comercial da Câmara Árabe, Daniella Leite, e a gerente de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar, vão apresentar o calendário da instituição.
De acordo com Mansour, será preciso ter paciência ainda em 2021 e seguir utilizando as plataformas virtuais. “No segundo semestre, a partir de agosto, talvez comecemos a retomada devagar nos eventos presenciais”, afirma ele, lembrando que a partir de outubro ocorre a Expo 2020 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Trata-se de uma exposição universal que foi postergada do ano passado para este ano.