Tunis Afrique Presse*
Tunis – Em visita à Tunísia no final de dezembro, a diretora-geral e presidente do World Environment Fund (WEF), Monique Barbut, disse que nos últimos 12 anos o Fundo contribuiu com um total de US$ 300 milhões para projetos ecológicos na Tunísia.
Monique, que foi eleita presidente do Fundo em julho de 2006, disse que o know-how da Tunísia em gerenciamento de questões ambientais precisa ser transmitido aos demais países do Norte da África e do Oriente Médio. Ela falou também da necessidade de conscientizar os países mais ricos da região para que ajudem a financiar as ações do WEF.
As atividades do Fundo na Tunísia são voltadas para a preservação da diversidade biológica no Golfo de Gabes, adaptação a mudanças climáticas, preservação de parques naturais (Ichkeul, Bouhedma e Jbil), combate à erosão do solo e supressão de poluentes orgânicos persistentes.
Monique anunciou também que o conselho de diretores do WEF deverá aprovar, em dezembro de 2007, o financiamento de um programa de combate à desertificação na região do Oriente Médio e Norte da África.
O WEF é um órgão independente dedicado à cooperação internacional, que co-financia e fornece apoio a iniciativas nacionais de impacto positivo sobre o meio-ambiente. O orçamento atual do Fundo é de US$ 3,13 bilhões, destinados a implementar – através de parcerias com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e outras instituições – regulamentos internacionais para biodiversidade, mudanças climáticas, desertificação e recursos hídricos internacionais.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum