Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – A Weg, fabricante brasileira de motores elétricos, está em negociação para vender seus produtos para a Kuwait Oil Company (KOC), subsidiária da maior empresa petrolífera do Kuwait, a Kuwait Petroleum Corporation (KPC). A afirmação é do analista de vendas da Weg para o Oriente Médio, Giovani Carlo Knolseisen, que recebeu ontem (08) o embaixador do Kuwait em Brasília, Waleed Al-Kandari, na sede da empresa em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.
As exportações diretas da Weg para o Kuwait começaram este ano, quando a empresa fechou contrato com um distribuidor local. Até o momento, as vendas para o país árabe somaram US$ 20 mil. Knolseisen acredita que com a abertura em janeiro de uma filial da companhia em Dubai, nos Emirados Árabes, as vendas para o Kuwait e outros países árabes vão aumentar expressivamente. "A região tem um potencial excelente", afirmou.
De acordo com Knolseisen, a Weg em Dubai vai buscar trabalhar com empresas dos setores de óleo e gás, geração de energia, água e saneamento. "Esse vai ser o foco do início de nossas atividades em Dubai", disse Knolseisen, que vai na próxima semana para o emirado finalizar o contrato de abertura. A empresa, que já exporta para mais de 50 países, tem presença no Oriente Médio e Norte da África há 20 anos.
A Weg atua com vários tipos de serviços e produtos, como sistemas de automação de processos, painéis elétricos, drives, motores elétricos, proteção de circuitos elétricos, tintas, vernizes e transformadores. Os produtos são fabricados no Brasil e exterior. A empresa tem capacidade de produzir 55 mil motores por dia, desde as linhas de motores fracionários até os geradores acima de 200 megavolt Ampere (MVA). Cerca de 50% do faturamento da empresa vem das vendas externas. A Weg emprega 18 mil funcionários.
A visita do embaixador Al-Kandari à empresa faz parte de uma programação de reconhecimento do estado de Santa Catarina, onde ele busca oportunidades de negócios e investimentos na região. Al-Kandari, que está sendo acompanhado pelo secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, visitou as instalações da Weg e disse estar à disposição da empresa para ajudá-los. O embaixador e Alaby também foram recebidos na empresa pelo diretor regional, Celso Siebert, e pelo chefe do departamento do Oriente Médio, Rodrigo Vallandro de Carvalho.
Na tarde de ontem, Al-Kandari e Alaby também visitaram a Electro Aço Altona, em Blumenau. A empresa produz peças em aço para indústrias petrolíferas, máquinas agrícolas, termoelétricas, entre outras. A companhia ainda não exporta para o Kuwait. No ano passado, o presidente do conselho da empresa, Alcantaro Corrêa, participou da missão empresarial ao Golfo Arábico, onde os empresários também passaram pelo Kuwait.
Hoje, o diplomata vai conhecer o resort Costão do Santinho, que está localizado na Praia do Santinho, em Florianópolis. Pela tarde, vai se encontrar com a diretoria do Banco Estadual de Santa Catarina (Besc).

