São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira em parceria com a Saudi Standards, Metrology and Quality Organization (Saso) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos (Anfacer) realiza nesta quarta-feira (16) às 8h30 (14h30 pelo horário de Riad) um workshop falando sobre as regras e normas para o setor de cerâmica brasileiro interessado em exportar para a Arábia Saudita. A Saso é o principal órgão de regulamentação de exportação para Arábia Saudita e essa deve ser uma de várias ações que a Câmara Árabe fará em conjunto com o organismo com o objetivo de orientar empresas brasileiras sobre o mercado saudita. Na foto acima, construção em Riad, na capital saudita.
O evento é gratuito e associados à Câmara Árabe e à Anfacer podem se inscrever. O encontro para empresas brasileiras se chama “Regulamentação técnica de exportação de produtos do setor de cerâmica e revestimento para a Arábia Saudita”, e será conduzido em inglês. Representantes sauditas irão falar sobre as etapas para o registro de produtos por meio da plataforma ‘Quality Mark’ e ‘Saber Platform’, além das exigências técnicas e do programa de segurança de produtos saudita, chamado ‘Saleem’.
“O objetivo do workshop é passar às empresas brasileiras do setor de cerâmica e revestimento as etapas para registro de produto nas plataformas utilizadas pelo órgão saudita e sanar dúvidas que eles possuam. Há um interesse das empresas desse setor em exportar para Arábia Saudita, porém há entraves como o registro de produtos. Esse é um primeiro evento com a Saso, e o objetivo é expandir ações conjuntas com outros setores brasileiros”, disse a gerente de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, que modera o workshop.
Os três representantes sauditas da Saso serão Khaled Alfaiti, que falará sobre a plataforma Quality Mark; Abdullah Alsmair, para falar da plataforma Saber; e Mohammed Alotaibi falará sobre segurança de produtos.
Participam ainda o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, o CEO da Anfacer, Maurício Borges, e o assessor para os países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) da Câmara Árabe, Shaheen Ali Mohammed Shaheen. Após a apresentação da Saso, o workshop terá trinta minutos para perguntas e respostas.
Saso
A Saso é um órgão governamental que coordena as atividades relacionadas à normalização, metrologia e qualidade no reino da Arábia Saudita, incluindo o estabelecimento de padrões sauditas de bens, produtos e serviços, medição e definição de procedimentos de avaliação e certificação de conformidade. A Saso também é responsável pelo Comitê de Acreditação da Arábia Saudita (SAC), que credencia laboratórios e organismos de certificação. Além disso, a Saso define métodos de amostragem, teste e inspeção técnica e promove sistemas de gestão da qualidade.
O órgão trabalha em estreita colaboração com o setor privado, outros órgãos governamentais, representantes dos consumidores e outras partes interessadas, a fim de desenvolver a infraestrutura de qualidade na Arábia Saudita, sendo membro da International Organization for Standardization (ISO), da International Electrotechnical Commission (IEC), da International Organization of Legal Metrology (OIML) e do International Bureau of Weight and Measures (BIPM).
Serviço
Workshop: Regulamentação técnica de exportação de produtos do setor de cerâmica e revestimento para a Arábia Saudita
16 de junho, 8h30
Inscrições abertas para associados
Grátis