São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira promove, na próxima quinta-feira (15), um workshop para ajudar os empresários brasileiros a conhecerem mais sobre o mercado e os países árabes. Serão apresentados dados, como composição das exportações e das importações, para mostrar aos participantes as oportunidades de negócios.
O seminário é voltado a empresários. “Vamos abordar também a importância da cultura, a diversificação da pauta, as oportunidades existentes nestes países”, diz Rodrigo Solano, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Câmara Árabe.
Solano diz que é necessário lembrar que os árabes são fornecedores de outros produtos além de petróleo, que são competitivos e não concorrem com a indústria nacional. “Um exemplo é o azeite. Os árabes exportam muito azeite para a Europa, que o mistura com a produção local e reexporta para o Brasil. Hoje, pouca gente sabe disso, e nós temos a possibilidade de trazer o azeite diretamente dos mercados árabes”, conta.
Ele diz que isto também acontece com produtos brasileiros, que são processados em outros países antes de seguirem para os países árabes, sendo que o Brasil tem capacidade para realizar este processamento.
O evento ainda irá abordar como devem ser feitas as negociações com os árabes, de modo com que os empresários brasileiros tenham mais possibilidade de sucesso para concretizar os seus negócios.
Segundo Rodrigo, os workshops, que acontecem mensalmente, ajudam a desmistificar o mercado árabe, a mostrar o que ele tem para oferecer e o que ele pode comprar, e como o Brasil pode ter um melhor aproveitamento destas oportunidades.
Os interessados devem se inscrever pelo site www.ccab.org.br. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

