São Paulo- No dia 27 de agosto, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira promove o workshop O Mercado Financeiro Islâmico, com Ângela Martins, gerente regional para a América Latina do National Bank of Abu Dhabi (NBAD). O evento acontece na capital paulista e é exclusivo para associados da entidade.
“Vou dar uma visão geral do que são as finanças islâmicas, o que são os produtos e também falar como os exportadores podem se utilizar dessa indústria”, resume Martins. Atualmente, o mercado de finanças islâmicas administra US$ 1,2 trilhão, devendo chegar a US$ 2,6 trilhões em 2017. De acordo com a executiva, este mercado “tem crescido muito no Golfo e nos países asiáticos, como Malásia e Indonésia”.
Entre os países árabes, os que mais se destacam no mercado financeiro islâmico, segundo Martins, são a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e a Argélia. Há, ainda, outras nações que estão se desenvolvendo nesta área. “Nos últimos anos, um país que cresceu substancialmente [nas finanças islâmicas] foi o Kuwait. Há dez anos, ele nem tinha banco islâmico e, hoje, já tem vários relevantes”, conta.
Martins afirma que “tem aumentado bastante o interesse pelas finanças islâmicas, em geral”, apontando para países não-muçulmanos, como o Reino Unido, no qual há um grande fluxo de operações financeiras islâmicas. Segundo ela, a legislação britânica já se adaptou para lidar com essas transações.
No Brasil, Martins diz que há dois segmentos que podem se beneficiar do mercado de finanças islâmicas, o de comércio exterior e o de investimentos. ”Se você olhar o comércio exterior brasileiro com os países islâmicos vai ver que parte desse fluxo pode ser financiado por estruturas islâmicas. As exportações para os países islâmicos podem ser financiadas conforme as regras da sharia [lei islâmica]”, destaca.
Na parte de financiamentos, ela menciona agricultura, alimentos e setor imobiliário como setores potenciais para operações islâmicas. De acordo com a gerente do NBAD, algumas operações islâmicas já poderiam ser realizadas no Brasil sem mudanças na legislação, enquanto outras necessitariam de alterações nas leis do País para serem implementadas.
Serviço
Workshop O Mercado Financeiro Islâmico
Com Ângela Martins
Dia 27 de agosto, às 08h30
Local: Hotel Renaissance
Alameda Santos, 2233 – São Paulo
Participação gratuita e exclusiva para associados da Câmara Árabe
Inscrições pelo telefone (11) 3147-4115 ou pelo e-mail emattar@ccab.org.br (com Edson Mattar)


