São Paulo – A organização WWF Norte da África-Tunísia lançou o programa “Adote uma Praia do Mediterrâneo”, de acordo com notícia publicada nesta quinta-feira (27) na agência Tunis Afrique Presse (TAP). O objetivo é monitorar e recolher dados sobre o lixo marinho, além de sensibilizar as pessoas sobre a poluição por plásticos no Mar Mediterrâneo.
A campanha é uma colaboração entre os escritórios da WWF na Tunísia, Grécia e Turquia, os três países banhados pelo Mediterrâneo. A WWF é uma organização voltada ao meio ambiente, a World Wide Fund for Nature, que em português é chamada de Fundo Mundial da Natureza.
O programa vai encorajar voluntários, escolas e organizações a adotarem praias para fiscalizar a emissão de lixo nelas e coletar dados sobre os resíduos encontrados. As informações formarão uma plataforma regional para o combate da poluição de lixo plástico.
A campanha já foi lançada na Grécia em 2021 e foi expandida para a Turquia e agora para a Tunísia. Em dois anos, grupos de voluntários adotaram 149 praias e coletaram mais de 185 mil resíduos ao longo de cerca de 15 mil metros de costa marítima.
Nas praias gregas, a maioria do lixo coletado foi plástico, com 84% do total. Metade do lixo encontrado era composto de bitucas de cigarro, pequenos pedaços de plásticos, canudos plásticos, tampas de garrafas de plástico e pequenos pedaços de poliestireno.
Segundo a WWF, a Tunísia é um dos países do Mediterrâneo mais afetados pela poluição plástica.