Marina Sarruf
São Paulo – Uma nova categoria de corridas de automóveis foi idealizada pelo xeque Maktoum Hasher Al-Maktoum, da família real de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos: a A1 Grand Prix. Os pontos altos do campeonato serão a valorização dos pilotos, já que os carros – monopostos semelhantes aos da Fórmula 1 – vão ser idênticos; e a competição entre países, uma vez que cada uma das 25 equipes vai representar uma nação, entre elas o Brasil.
De acordo com Maktoum, a A1 Grand Prix vai ser a primeira "Copa do Mundo" do automobilismo, que será realizado em 12 circuitos localizados em 11 países diferentes. O campeonato terá início em setembro e vai até março de 2006. "O campeonato foi concebido para não interferir com o calendário da Fórmula 1", disse Maktoum ontem (29) em São Paulo, onde esteve para divulgar a categoria. O desenvolvimento do projeto durou cerca de dois anos.
O xeque investiu pesadamente no negócio. Ao todo, foram adquiridos 50 carros – um titular e um reserva para cada equipe -, 58 motores e peças de reposição. Segundo Maktoum, o investimento equivale a 10% dos gastos realizados em um campeonato de Fórmula 1.
"Foi muito dinheiro", disse ele, que não quis revelar o total. No entanto, nos bastidores do esporte brinca-se que foram aplicados "dois caminhões de dinheiro", ou algo em torno de US$ 700 milhões.
Maktoum de 28 anos é sobrinho do príncipe herdeiro de Dubai, Mohammed bin Rashid Al-Maktoum. Sua paixão pelo automobilismo começou quando criança, quando costumava correr de kart. Além de piloto de automóveis, o xeque também já participou de diversas provas de ciclismo.
A idéia de montar um novo campeonato surgiu quando, para ele, a Fórmula 1 perdeu seu encanto ao privilegiar a tecnologia e a máquina, em detrimento das habilidades dos pilotos. Neste sentido, todos os competidores vão utilizar o mesmo equipamento: chassis Lola equipados com motor Zytek de 540 cavalos e pneus Avon.
Emerson e Ronaldo
A organização vai ceder os carros para as equipes sob um sistema parecido com o de franquias. No caso brasileiro, o "franqueado" vai ser o jogador de futebol Ronaldo Nazário, do Real Madrid, com um apoio de peso: o do bicampeão mundial de F1 Emerson Fittipaldi, que será o diretor técnico da equipe.
"Acho que a A1 é um conceito fantástico. Sabemos que existem milhares de fãs do automobilismo no mundo todo e podemos criar novos fãs", disse Ronaldo, o principal investidor do time já batizado de "A1Team.Brazil". O jogador acrescentou que o novo campeonato representa uma oportunidade para países que até agora tiveram pouca participação no automobilismo internacional, como Índia, Paquistão e China.
A passagem de Maktoum por São Paulo faz parte de uma série de visitas que ele vem promovendo para divulgar o evento. Antes o xeque esteve no Paquistão, China, África do Sul e Portugal. "Seremos bem vindos em todos os países, porque vamos contar com uma equipe do país visitado", declarou ele.
Fittipaldi destacou o equilíbrio que haverá entre as equipes e a importância das habilidades dos pilotos. O piloto brasileiro ainda está sendo escolhido. "O piloto vai ser escolhido pela experiência", disse o bicampeão de F1. De uma lista de 10 pretendentes serão escolhidos dois: um titular e um reserva. "Estou muito entusiasmado com esse projeto. É um orgulho muito grande trabalhar na equipe brasileira com o Ronaldo", completou Fittipaldi.
A A1Team.Brazil vai contar com uma estrutura no país para apoiar pilotos e investidores locais. O diretor-executivo da equipe, Luis Vicente, acredita que esse campeonato vai dar maiores oportunidades a jovens pilotos. "Espero que esse campeonato contribua para que o Brasil tenha novos pilotos", disse. Durante a entrevista coletiva realizada ontem no Hotel Unique, os empresários da franquia brasileira disseram que negociam para que uma das etapas ocorra no Brasil já na segunda temporada.
Formato
As etapas vão ocorrer nos finais de semana, com treinos livres na sexta-feira, qualificatórios no sábado e duas corridas no domingo. A primeira bateria, mais curta (entre 15 e 20 minutos), vai definir o grid de largada para a segunda, que terá entre 40 e 60 minutos de duração. Em cada evento será permitida apenas uma troca de pneus. Os 10 primeiros colocados pontuam, com 10 pontos para o primeiro e um para o 10°. Quem fizer a volta mais rápida terá um ponto extra.
O campeonato será feito em circuitos de tradição, como Brands Hatch, na Inglaterra, Estoril, em Portugal e Sepang, na Malásia. A premiação por etapa será de US$ 1 milhão. A primeira etapa será em Brands Hatch, no dia 25 de setembro e a 12ª em Pequim, na China, no dia 26 de março de 2006.
Dubai
O emirado de Maktoum é um dos sete que compõem os Emirados Árabes Unidos e tem uma população de 1,086 milhão de pessoas. O Produto Interno Bruto (PIB) per capta de Dubai já ultrapassou os US$ 25 mil.
Calendário
25/9 – Brands Hatch, Inglaterra
09/10 – Eurospeedway, Alemanha
23/10 – Estoril, Portugal
06/11 – Eastern Creek, Austrália
20/11 – Sepang, Malásia
01/12 – Dubai, Emirados Árabes Unidos
15/1 – Indonésia ou Cingapura
29/1 – Durban ou Cidade do Cabo, África do Sul
12/1 – Monterrey, México
26/2 – San Antonio, Estados Unidos
12/3 – Laguna Seca, Estados Unidos
26/3 – Pequim, China