São Paulo – O ex-craque do Flamengo e da Seleção Brasileira Zico aceitou ser o novo técnico da seleção de futebol de Iraque. Ele confirmou nesta segunda-feira (22) à agência de notícias Reuters que já enviou a minuta do contrato para o Iraque. “Só falta assinar o contrato”, afirmou o ex-atleta.
De acordo com Zico, o documento remetido ao Iraque prevê dois tipos de contrato. O primeiro sugere que o brasileiro treine o time árabe nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 e na Copa da Ásia. A outra versão da proposta sugere um contrato maior, para que Zico seja o líder do time iraquiano inclusive na Copa do Mundo que será realizada no Brasil. A decisão está nas mãos dos iraquianos.
De acordo com a assessoria de imprensa de Zico, o projeto dos iraquianos prevê que a seleção de futebol seja parte do projeto de reconstrução do Iraque. Hoje, os atletas da seleção treinam na Jordânia. A proposta dos dirigentes da Associação Iraquiana de Futebol é levar o time de volta para seu país. Zico disse à Reuters que os jogos deverão ser realizados longe das áreas de conflito. Ele aguarda o visto para viajar ao Iraque ainda esta semana.
Zico afirmou que terá controle, também, sobre as categorias de base do Iraque. Assim, disse, outros profissionais, inclusive brasileiros, poderão dirigir esses times. Por enquanto, a comissão técnica será formada por Zico, seu irmão Edu e o preparador físico Moraci Sant’anna.
Em sua carreira como treinador, o ex-meio-campo flamenguista já dirigiu o CSKA da Rússia, o Fenerbahçe, da Turquia, e o Olympiakos, da Grécia, entre outros. Zico foi o técnico da seleção japonesa de futebol na Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha. O grupo do Iraque nas Eliminatórias da Copa é formado por China, Jordânia e Cingapura.

