Algérie Presse Service
Jijel – A nova zona industrial de Bellara em Jijel, cidade no norte da Argélia ao leste de Argel, a capital do país, se tornará um pólo industrial, conforme declarou o ministro do Comércio, Noureddine Boukrouh em visita à região. “Esse local será um importante pólo industrial e econômico”, enfatizou o ministro.
Essa área, que se estende por 532 hectares, foi inicialmente reservada para a construção de um complexo de ferro e aço, antes de ter sido declarada uma zona livre especializada em exportação industrial.
Com poucas instalações e utilidades públicas, particularmente serviço ferroviário, essa nova zona, situada na sub-província de El Milia (ao sul de Jijel), deve receber indústrias não poluidoras que correspondam aos potenciais naturais e de mineração da área. O local deve ser protegido contra outras atividades tais como o processamento e fabricação de materiais de construção.
O porto da região de Jijel, o porto de Djendjen, é usado principalmente para exportação de cereais. Até outubro deste ano, tinham passado pelo porto de Djendjen de Jijel mais de 1,2 milhões de toneladas de produtos de importação e exportação. Esse valor, no entanto, está bem abaixo da capacidade projetada, de 4,5 milhões de toneladas por ano. O ministro Boukrouh falou que não vai poupar esforços para transformar a região e aproveitar seu potencial e instalações para operar no setor de exportação.

