São Paulo – Nos seis primeiros meses deste ano, 847 novas companhias passaram a integrar a Zona Franca de Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, aumentando para 4.773 o total de empresas no local. As informações foram publicadas pelo site árabe de notícias Al Bawaba.
Estão previstos investimentos da ordem de 1 bilhão de dirhans (US$ 272 milhões) – alguns dos quais já estão em andamento – na expansão da zona franca. A maioria das companhias atua nos setores de comércio exterior, serviços de tecnologia da informação e consultoria. Tem havido também interesse crescente da indústria de transformação.
Em 2005, havia 1.362 companhias cadastradas na zona franca. O número referente a junho deste ano – 4.773 – representa expansão superior a 300%. A administração do local prevê um crescimento ainda maior para os próximos três anos.
"Nossos resultados no primeiro semestre superaram nossas expectativas e metas. O desempenho pode ser atribuído à reputação da zona franca no mercado. A clientela está satisfeita e estamos trabalhando sem parar para construir o ambiente empresarial e industrial ideal", disse Oussama El Omari, CEO da zona franca.
El Omari afirmou que a política da Zona Franca de Ras Al Khaimah para atrair empreendedores estrangeiros consiste em adotar procedimentos simples e criar um ambiente favorável ao investimento, com instalações de primeira linha a preços competitivos.
Novos escritórios
Para melhorar os serviços e aumentar sua competitividade, no primeiro semestre de 2008 a administração da Zona Franca de Ras Al Khaimah abriu um novo escritório de representação em Colônia, na Alemanha, e outro em Istambul, na Turquia. A meta é atrair mais empresas estrangeiras e fortalecer o comércio. Um novo centro comercial e escritório de representação comercial da zona franca deverão ser abertos em breve em Nova York, nos Estados Unidos.
A administração da zona franca também assinou, em fevereiro deste ano, um memorando de entendimento com a Câmara de Comércio do emirado para fortalecer a cooperação comercial e econômica entre as duas instituições. A Câmara de Comércio de Ras Al Khaimah abriu uma filial dentro da zona franca para prestar serviços aos clientes no local.
No primeiro semestre deste ano, a Zona Franca de Ras Al Khaimah recebeu delegações da Índia, Turquia, Alemanha, Japão e Indonésia, todas com o objetivo de compartilhar know-how e explorar oportunidades de negócios. A zona franca participou ainda de feiras comerciais regionais e internacionais.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

