A Via Uno, marca brasileira de calçados que tem lojas exclusivas no Brasil e no exterior, vai receber no próximo mês um prêmio internacional por suas franquias. Ela venceu o The Business Award Franchise 2009, promovido pela Franchise Expo Paris, Federação Francesa de Franchise e Reed Exhibition France, líder mundial em organização de feiras. O prêmio é um dos maiores do mundo no segmento. A Via Uno tem 151 lojas no Brasil e 84 no exterior, inclusive no mundo árabe.
As franquias da Via Uno estão em países como Alemanha, Chile, Venezuela, Espanha, Holanda, Cuba, Itália, França, Canadá, África do Sul e Argentina. As nações árabes que tem lojas exclusivas da marca são Emirados Árabes Unidos e Jordânia. No ano passado, a empresa também anunciou planos de entrar em outros mercados árabes, conforme notícia já publicada pela ANBA.
O prêmio que a Via Uno ganhou será entregue no dia 13 de março, durante a Franchise Expo Paris, maior feira do segmento no mundo. Ele é concedido a uma empresa do país homenageado durante a mostra, que nesta edição será o Brasil. Concorreram com a Via Uno outras marcas brasileiras como O Boticário, de perfumes, Arezzo, também de calçados, Bob’s, de alimentação, e Morana, de acessórios.
De acordo com informações divulgadas pela Via Uno, os critérios de escolha são a expansão da marca em seu país de origem, o crescimento no mercado internacional, o desenvolvimento da marca na Europa, além da originalidade do conceito das franquias. A Franchise Expo Paris, na qual o prêmio será entregue, reunirá 400 empresas franqueadoras e 30 mil empresários oriundos de 92 países.
A Via Uno começou a abrir lojas exclusivas da marca em 2004 e a partir de 2005 alcançou uma grande expansão por meio das franquias. A empresa produz oito milhões de pares de calçados por ano e exporta metade disto. Ela é originária de Novo Hamburgo, cidade que faz parte de um pólo calçadista no Rio Grande do Sul, mas hoje tem, além de quatro fábricas no estado, outras quatro na Bahia. Cinco mil funcionários levam a produção adiante.