São Paulo – Em fevereiro, a pintora síria Layla Ousta faz residência artística na Kaaysá Art Residency, espaço em que artistas de diversos países se revezam em trocas de experiências e ampliam suas técnicas e conhecimentos. O local fica na praia de Boiçucanga, em São Sebastião, no litoral de São Paulo. Ali, a empreendedora Lourdina Jean Rabieh recebe os visitantes que, em decorrência do contato com a natureza e da própria residência, iniciam novos projetos.
Layla é natural de Damasco, a capital da Síria, onde divide o tempo entre o trabalho voluntário em um hospital e seu ateliê. É ali que ela ensina a arte da caligrafia, elabora obras a partir da escrita árabe, cria quadros e esculturas. “A experiência mais importante da minha vida”, disse ela nesta quarta-feira (21), sobre a estadia no Brasil. Ela visitou a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, acompanhada de Lourdina. Na instituição, foi recebida pela diretora Claudia Yazigi Haddad (na foto acima, da esquerda para a direita, Lourdina, Layla e Claudia).
O que mais a encantou no Brasil, disse ela à ANBA, foi a natureza, especialmente as borboletas e as aves. Borboletas azuis e tucanos já estão no seu portfólio. Um dos quadros que ela pintou em sua experiência brasileira retrata um tucano com o chapéu de uma personagem do teatro comumente usados em fantasias. “Pintei o chapéu influenciada pelo Carnaval. As cartas de baralho representam o que é a vida”, diz: “Um jogo.” Outras de suas obras retratam borboletas azuis e bromélias.
Símbolos das cartas de baralho são frequentes nas telas de Layla, assim como o preto e o cinza. “Cada artista tem o seu mundo. Eu venho de uma situação ruim. Minha experiência aqui me traz uma luz, esperança”, afirma.
A oportunidade de visitar o Brasil surgiu em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, no ano passado. Lá, ela conheceu a embaixatriz Claudia Barenco Abbas, que a convidou para uma residência no Brasil. Por intermédio de Claudia, Layla teve a oportunidade de viajar ao País para uma temporada na Kaaysá com apoio da rede varejista Magazine Luiza (Magalu). Lourdina já recebeu outros artistas de origem árabe. Em janeiro, quem se despediu da residência na Kaaysá foi a também síria Juhaida Bittar. Lourdina diz que outros árabes deverão chegar ao espaço do litoral paulista nos próximos meses.