São Paulo – Mais de 150 atrações gratuitas entre exposições, apresentações musicais, de filmes e oficinas culturais esperam os amantes da cultura árabe no 5º Festival Sul-Americano de Cultura Árabe (SACA), que começa na próxima terça-feira (18) em 17 cidades brasileiras e no exterior. O evento é promovido pela Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes (Bibliaspa), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O festival é realizado desde 2010, sempre entre os dias 18 e 31 de março para comemorar a imigração árabe no Brasil, celebrada em 25 de março.
Algumas atividades da mostra, no entanto, ficarão em cartaz até maio. É o caso da exposição “A arte da caligrafia árabe”, que reúne obras que mostram diversas formas de caligrafia árabe e “Representações Gráficas da Poesia Árabe”. Nesta exposição, os artistas Janaina Elias e Moafak Dib Helaiel selecionaram trechos de poemas árabes contemporâneos e os transcreveram no alfabeto árabe. As duas mostras ficarão em cartaz no Centro Cultural São Paulo entre 22 de março e 18 de maio. O mesmo endereço terá uma tenda em que serão narradas cantigas pela contadora de histórias Rosita Flores e pelo sonoplasta Giba Santana da Cia. Duo Encantado.
De acordo com o curador do Festival e diretor da Bibliaspa, Paulo Daniel Farah, o evento representa a “força” da língua e da cultura árabe na América do Sul e no Brasil, onde há aproximadamente 16 milhões de imigrantes e descendentes de árabes.
“Vamos promover mais de 150 ações para demonstrar a força da língua e da cultura árabe e promover um sentimento de paz e aproximação entre os povos, que são muito diversos. Queremos mostrar que existe um vínculo histórico da cultura árabe com o Brasil e com os países da América do Sul, que se manifesta nos dias atuais”, diz Farah, que também é professor de língua, história e cultura árabe na Universidade de São Paulo.
Outras das atrações serão oficinas de caligrafia árabe, narração de histórias e apresentações musicais. Um dos espetáculos é o Nibah Siqah, com apresentação de música tunisiana do Centro de Músicas Árabes e Mediterrâneas Ennejma Ezzahrae. O grupo irá apresentar seu repertório com instrumentos típicos da música árabe, como o tar e o alaúde (instrumentos de cortas similares a um violão) no Museu Nacional, em Brasília, no dia 20, e no Centro Cultural São Paulo, no dia 23.
As bibliotecas de São Paulo também serão palco de palestras e exibições de filmes, entre outros eventos. A biblioteca Mário Schenberg, na Lapa, receberá palestras como “Imagens e Islã: reflexões sobre a produção de imagens em contextos islâmicos”e “Trajetórias de árabes na 25 de março e por São Paulo”. As bibliotecas Viriato Corrêa, na Vila Mariana, e Roberto Santos, no Ipiranga, irão exibir os filmes “Baile perfumado”, que narra a saga do libanês Benjamin Abrahão em busca de imagens do cangaceiro Lampião, e o filme francês “O segredo do grão”, dirigido pelo tunisiano Abdellatif Kechiche, em que um pai de família em dificuldades financeiras encontra a solução dos seus problemas ao abrir um restaurante em um barco.
Florianópolis vai receber a palestra “Oriente Médio em ebulição: reflexo de um século de atuação efetiva do Ocidente”, organizada pelas professoras Liane Chipoillino Aseff, da Bibliaspa, e Aline Dias da Silveira, coordenadora do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina. Estão previstos eventos em São Paulo, Santos, Campinas, Guarulhos, Diadema, São Bernardo do Campo e Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, Olinda, em Pernambuco, Brasília, Florianópolis, em Santa Catarina, Curitiba, Maringá e Londrina, no Paraná, Rivera, no Uruguai, Buenos Aires, na Argentina e Túnis, na Tunísia.
Serviço
5º Festival Sul-Americano da Cultura Árabe
De 18 a 31 de março