Emirates News Agency*
Abu Dhabi – O setor turístico de Abu Dhabi vai passar por grande expansão nos próximos anos, segundo relatório publicado pelo Oxford Business Group (OBG), um grupo que publica informações econômicas e de inteligência política sobre mercados emergentes.
O emirado de Abu Dhabi, o maior dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos, que concentra o grosso da produção petrolífera, acaba de montar uma organização de fomento do turismo, a ADTA. A intenção da organização é aumentar o número de turistas que visitam o país dos 830 mil por ano em 2003 para cerca de 3 milhões em 2015.
Deste total, metade deve ser de turistas de negócios. Atualmente o número de turistas de negócios está em aproximadamente 627 mil por ano, de acordo com o estudo.
Para absorver os novos turistas, o Emirado via investir em infraestrutura específica, principalmente hotéis, mas também aplicará na construção de campos de golfe, apartamentos de luxo e atrações turísticas. Segundo o estudo, os hotéis do emirado estão atualmente com taxa de ocupação de 95%, sendo possível que já em 2006 faltem quartos para os visitantes. Segundo o estudo, o emirado pretende construir 17 mil novos quartos de hotel nos próximos dez anos, 44% de cinco estrelas.
Para ampliar o número de turistas, a ADTA recebe um orçamento anual de US$ 30 milhões. Este ano serão abertos escritórios em Londres e Frankfurt, os dois maiores centros de turismo de lazer do mundo. Abu Dhabi também será apresentada em feiras ao redor do mundo.
*Tradução de Mark Ament