Da redação*
Abu Dhabi – O governo de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, vai investir 11 bilhões de dirhams (US$ 3 bilhões) para expandir a capacidade de produção do complexo petroquímico da companhia Borouge para 2 milhões de toneladas por ano. As informações foram divulgadas pelo site do jornal árabe Gulf News.
Esta semana o Conselho Executivo de Abu Dhabi definiu suas metas para 2007 e 2008. O emirado tem reservas comprovadas de 98 bilhões de barris de petróleo bruto. As metas incluem aumentar a capacidade de produção total do emirado para 4 milhões de barris por dia, explorar novas reservas de gás ácido e otimizar a produção de gás natural.
As reservas de hidrocarbonetos e os custos de produção relativamente baixos dão a Abu Dhabi uma vantagem natural nos setores de petróleo e gás. "Uma das prioridades é atender à crescente demanda interna por energia no emirado", diz relatório do Conselho Executivo.
Fundada em 1998 por meio de uma joint-venture entre a petrolífera estatal Abu Dhabi National Oil Company e a Borealis, da Europa, a Borouge atua na indústria plástica com operações no Oriente Médio, Ásia, África e subcontinente indiano.
O complexo petroquímico da Borouge fica no distrito de Ruwais, em Abu Dhabi. A companhia tem também um departamento de Vendas e Marketing (Borouge Pte Ltd) em Cingapura. A Borealis tem sede em Viena, Áustria, e instalações em diversos países da Europa.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum