Silwan Abbassi*
Brasília – O emirado de Abu Dhabi, sede do governo dos Emirados Árabes Unidos, anunciou a criação da Abu Dhabi Company for Aluminium (Empresa de Alumínio de Abu Dhabi), com capital de 20 bilhões de dihrans (cerca de US$ 5,4 bilhões), segundo informações do jornal árabe Al Hayat.
A empresa vai construir um completo complexo industrial para produção de alumínio na Zona Industrial de Ruwais. O complexo incluirá uma fundição de alumínio e uma fábrica para processamento de alumina, da qual se fabrica alumínio. Esta é a primeira planta do gênero no Oriente Médio e Países do Golfo.
A capacidade de produção inicial da empresa será de cerca de 550 mil toneladas de alumínio, mas a capacidade poderá ser elevada para 2 milhões de toneladas no futuro. Na primeira fase das operações, a capacidade de processamento de alúmina será de 2 milhões de toneladas, podendo ser elevada para 4 milhões no futuro.
A General Holding Company, que pertence ao emirado de Abu Dhabi, que tem empresas nas áreas de aço, cimento, fios elétricos, alimentos, petróleo e gás natural, assinou o acordo para a formação da empresa em Abu Dhabi com a empresa Rio Tinto, sediada no Reino Unido, que opera na prospecção, mineração e produção de alumínio e outros minérios e tem operações na Austrália, Nova Zelândia e Europa. A Rio Tinto será parceira nesta empreitada.
Segundo o presidente da General Holding, Hamed Bin Zayed Al-Nahyan, a empresa de alumínio fará uma contribuição significativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do país e agregará valor ao parque industrial do emirado.
*Tradução de Mark Ament