Abu Dhabi – O governo de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, lançou na semana passada o projeto para a construção de um parque de polímeros na Abu Dhabi Industrial City, no distrito de Mussafah.
O novo parque industrial, que vai ocupar uma área de 4,5 mil quilômetros quadrados, terá capacidade para produzir até 1 milhão de toneladas de resinas por ano.
A iniciativa é da estatal Abu Dhabi Basic Industries Corporation (ADBIC). O governador de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, afirmou em nota à imprensa que o projeto faz parte da estratégia do emirado para diversificar suas fontes de renda. Uma das metas do projeto é desenvolver a indústria petroquímica. A intenção é reduzir a dependência de bens que são produzidos fora do país com matéria-prima exportada pelo próprio emirado.
O presidente do conselho administrativo da ADBIC, Hussein Jasim Al Nuwais, afirmou que o projeto terá um investimento total de cerca de 15 bilhões de dirhams (US$ 5 bilhões) e que o parque de polímeros vai ampliar a base industrial de Abu Dhabi, contribuindo para o crescimento da economia do emirado e do país como um todo.
As empresas que se instalarem no parque terão isenção de impostos sobre importação, exportação e lucros corporativos, bem como serviços de logística, acesso a preços competitivos em infra-estrutura, mão-de-obra e matéria-prima, segundo o site da iniciativa na internet.
O parque industrial deverá abrigar de 50 a 60 fabricantes de produtos plásticos, que irão abastecer a indústria petroquímica nos Emirados e na região, de acordo com o site do jornal árabe Gulf News.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum