Emirates News Agency*
Abu Dhabi – A Indústria de Gás de Abu Dhabi (Gasco, na sigla em inglês) contratou a Empresa Nacional De Construções Petrolíferas (NPCC, também na sigla em inglês) para fazer o projeto de engenharia, compras, construção e iniciar a operação de um gasoduto na sua segunda unidade marítima de produção de gás. O valor do contrato é de US$ 241 milhões (870 milhões de dirhams).
A NPCC, uma empresa de capital misto, deve completar o projeto em 29 meses. O gasoduto terá capacidade de transporte de aproximadamente 6 milhões de metros cúbicos de gás ao dia, após desidratação do gás na ilha de Das. A desidratação é o processo pelo qual é retirada a água e outros hidrocarbonetos líquidos.
Da ilha, o produto será transferido para Abu Dhabi, de onde irá para as plantas de processamento de gás da Gasco, em Habshan, no interior do emirado, a 120 quilômetros de Abu Dhabi.
O trecho marítimo do gasoduto terá comprimento de 117 quilômetros e terá um diâmetro de 30 polegadas. Sua capacidade de transporte poderá ser elevada para uso em projetos futuros. O projeto da Gasco será desenvolvido pela NPCC em parceria com a consultoria norte-americana Parsons Energy and Chemicals Group, que é especializada no desenvolvimento de projetos petrolíferos e de gás.
*Tradução de Mark Ament